A expressão "cair a ficha"
No dia a dia, usamos diversas expressões, a fim de expressar inúmeras ideias, e uma das expressões mais usadas é "cair a ficha". Mas apesar de ser uma expressão muito falada, poucos, de fato, a conhecem. A maioria das pessoas a usa quando quer expressar que entendeu algo, como um assunto de estudo, o que alguém disse etc. Porém, dificilmente, alguém enxerga alguma lógica ao usá-la em casos do tipo e/ou conhece sua origem e significado literal. Portanto, afinal, de onde veio a expressão "cair a ficha" e quais os seus significados literal e figurado?
A expressão "cair a ficha" teve sua origem em 1970, num momento em que a empresa telefônica Telebrás resolveu substituir as moedas com as quais, desde 1930 funcionavam os telefones públicos, por fichas. As ligações e a conexão telefônica, por sua vez, só se efetivavam depois de as fichas caírem. É neste contexto que se entendem a origem e o significado literal dessa expressão.
Entendendo tudo isso, podemos entender seu significado figurado. "Cair a ficha" pode indicar, entre outras relações que levam ao mesmo sentido, que "a conexão do entendimento acerca de determinado assunto foi estabelecida." Por exemplo, após lermos muito sobre... musgos! (para uma prova de botânica) finalmente entendemos seu ciclo reprodutivo, finalmente "a ficha caiu". Enfim, é claro: "cair a ficha" , em seu sentido figurado, possui um sentido lógico. Essa expressão faz sentido!
Com tudo isso, sem dúvidas, a ficha de muitos caiu. Concluindo o anteriormente falado, a expressão "cair a ficha" surgiu em 1970, com o advento das fichas para o uso do telefone público, seu significado literal decorre do fato de essas fichas caírem nos orelhões, indicando o estabelecimento da conexão e seu significado figurado consiste na união de seu sentido literal à ideia de que entendemos algo (pode ser o ciclo de reprodução dos mugos, adorável de se estudar!).