Seminário Regional, Desafios e Estratégias na Educação, uma Proposta de Produção de Alimentos Saudáveis na Agricultura Familiar, Agrotóxicos e Saúde
Colíder sediou seminário “desafios, propostas na produção, agrotóxicos e saúde”
*Elias Alves Aranha
A Abertura do Seminário Regional, Desafios e Estratégias na Educação, uma Proposta de Produção de Alimentos Saudáveis na Agricultura Familiar, Agrotóxicos e Saúde, promovido no dia 08 de agosto de 2013 pelo CEREST NORTE, e Prefeitura Municipal de Colider através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, com os objetivos principais de contribuir para a implantação de um sistema de vigilância da saúde de populações expostas aos agrotóxicos no território de abrangência do Cerest Norte através do conhecimento do perfil de morbimortalidade relativo à exposição dos referidos produtos, contou com a participação de: Profissionais da saúde, pesquisadores, conselheiros de meio ambiente, saúde, alimentação escolar, acadêmicos, professores, agricultores familiares, representantes de entidades, clubes de serviços, igrejas, etc.
Foi levantada a incidência do uso de agrotóxico na agricultura familiar do município de Colider. Discutido e identificado as culturas dependentes do uso de agrotóxico, relatados nas palestras as formas de contribuir na melhoria da saúde do trabalhador do campo e propostas as formas alternativas de produção na pequena propriedade.
Foi apresentado plano de ação – Prevenção a Intoxicações Exógenas no Trabalho Agrícola por Norma Apª de Oliveira Nobre – MSc em Ciências Ambientais, Sec. Adjunta de Meio Ambiente – Colider/MT.
Palestras: Uso de Agrotóxicos e Produção Agrícola: Impactos ao Meio Ambiente por Dr. Vanderlei Pignati da UFMT; - Vigilância e Saúde de populações expostas a Agrotóxicos em Mato Grosso por Dr. Ageo Mário Cândido da Silva – Farmacêutico Profissional Técnico Nível Superior do CEREST/SES; - Diálogos e Convergências para Promoção da Segurança e Soberania Alimentar através da Agroecologia por Franciléia Paula de Castro - Engenheira Agrônoma, Técnica da FASE, Membro da Coordenação Nacional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida; - Intoxicação Exógenas e seus Impactos na Saúde por Dr. Cristhian Yukio M. Teruya – CEREST NORTE.
Houve apresentação Cultural, filmes e debates. Diversos questionamentos davam conta de que o evento despertou interesse nos participantes em diversos sentidos, como por exemplo: “Não envenenar o campo é purificar o pão!”, “Alguém deve tentar fazer diferente” “Viver por ter ou para ser?”,“Formação de Comitê Regional Permanente contra o uso de agrotóxicos”, enfim. O Agricultor Familiar de Colider Paulo Coelho de Miranda encerrou com relatos de Experiência em Produção Agroecologia desenvolvida em sua propriedade. No encerramento dos trabalhos ficou claro que os objetivos de alvo público foram almejados com êxito. O encontro envolveu a participação de 07 municípios da região.