Hefestos, o deus feio e habilidoso
O Senhor do Olimpo, Zeus , casou com Hera e os dois tiveram muitos filhos. Hefestos aparece em várias lendas como filho de Hera, que o teria gerado sozinha em desafio ao marido, pai de vários filhos com outras mulheres. Quando falamos que alguém é bonito como um deus grego, certamente não nos referimos a Hefestos, pois, ao contrário dos deuses belos e fisicamente perfeitos, ele era feio e coxo.
Uma versão da sua deformidade diz que tentou defender a mãe em uma discussão com Zeus e este o atirou do Olimpo. Na versão mais popular, a própria mãe o jogou, envergonhada com sua feiúra. Em qualquer dos casos, ao fim da queda, Hefestos caiu na ilha de Lemnos e ficou mutilado.
Salvo pela nereida Tétis e a oceânide Eurínome, Hefestos cresceu enquanto trabalhava nas grutas de Lemnos com ferro, bronze e metais preciosos. Homero o descreveu trabalhando sem parar em sua oficina próxima ao vulcão, cercado pelas ferramentas inventadas por ele e auxiliares como os Ciclopes. Ferreiro divino e artífice exemplar, Hefestos era considerado Deus do fogo, dos metais e da metalurgia.
(...)
Texto integral na coluna Mito em Contexto, em Blocos online:
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/colunistas/sfirmino/sf0022.php