Falando de disciplina
Por Sonia Jordão
Ser disciplinado, no ambiente de trabalho, significa seguir os horários programados, observar as determinações hierárquicas e as normas da organização onde trabalha. A pessoa disciplinada pode ser definida como organizada, sistemática, obediente e até como submissa, por ter a capacidade de se submeter às regras.
Ser disciplinado é conseguir fazer as coisas rotineiramente, da mesma forma por diversas vezes, por exemplo, almoçar ao meio dia, começar a trabalhar às oito horas, ir à academia três vezes por semana, levar o cachorro para passear duas vezes ao dia. Enfim, ter a capacidade de seguir padrões.
A direção das empresas esperam que a disciplina não precise ser imposta e, sim, livremente consentida, uma vez que é conveniente e necessária ao funcionamento regular de uma organização. Rotinas são importantes. Muitas vezes precisamos ter persistência para dar conta de tudo e ainda enfrentar as dificuldades eventuais. Segundo Pitágoras "com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo, e fazer bem feito".
Em diversas profissões, ser disciplinado é ainda mais importante para se alcançar o sucesso. Por exemplo, na área esportiva, você precisa ser disciplinado com os treinos e com a alimentação. Assim também acontece em outras atividades em que é preciso ter disciplina com horários. O técnico de voleibol Bernardinho cita Pat Tillman em seu livro: "Disciplina é a ponte entre seus sonhos e suas realizações.".
Pessoas de sucesso costumam utilizar algum método para conseguir o que desejam. O tempo dedicado à realização de um objetivo é na verdade um esforço contínuo que caracteriza as pessoas disciplinadas. Para conquistar o que se deseja é preciso fazer alguma atividade rotineiramente, fazer um pouquinho todo dia. Isso é ser disciplinado e vale tanto na área profissional quanto na vida pessoal. Por exemplo, ao desejar perder peso ou conseguir juntar um bom dinheiro. O disciplinado tem de definir prioridades e abrir mão de algumas coisas a fim de cumprir sua meta. É necessário aplicar a disciplina de forma sistemática até que se transforme em um hábito. Paul Bourguet, falando sobre o tema disse que: "O que é a disciplina, senão o império sobre si mesmo?". Enfim, ter a capacidade de dominar suas atitudes negativas.
Jerônimo Mendes diz que “a mente disciplinada é, de longe, a que mais produz resultados positivos na vida pessoal e profissional do ser humano. Ser disciplinado significa ter hábitos que lhe permitem progressos constantes e, essencialmente, infinitos no domínio de uma determinada habilidade. É manter o hábito de se dedicar e de se aprofundar em determinado assunto, profissão ou atividade”.
Enfim, a disciplina é parte integrante das pessoas de sucesso.
Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? - Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.
Portal: http://www.soniajordao.com.br