O governo de si mesmo

O governo de si mesmo

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

O aperfeiçoamento deve ser integral; deve abarcar o ser e a vida sem exclusão de nenhuma natureza. A isso conduzem os conhecimentos logosóficos, ensinando de que forma, como e quando devem ser eliminados os defeitos e as deficiências, em cuja incumbência se experimentará grande alívio psicológico e moral, ao mesmo tempo em que a vida adquirirá novos coloridos, ao emancipar-se de peso tão torturante.

Mas essa tarefa, que levará sem dúvida um tempo respeitável, não deve parar ali, quer dizer, na eliminação de tudo quanto configura o negativo do ser.

É também necessário saber com que virtudes se conta. Se algumas se têm, terá que se investigar que funções desempenham na vida, e ao mesmo tempo que são encaminhadas para as manifestações fecundas, que fortalecem a vida, convirá aumentar seu número, até o máximo.

Não se deve esquecer de que as virtudes são forças que criam o verdadeiro estímulo da vida; são as que fortificam o espírito em todos os momentos álgidos, momentos nos quais a resistência humana parece chegar a seu fim. Em tais circunstâncias, e por virtude dessas forças, o ser humano encontra alento e estímulo para triunfar nas lutas.

Do exposto surge, com notória evidência, quão necessário é realizar um processo consciente para conhecer o que há dentro de si mesmo; e se não há nada, há que criá-lo em função desse processo. Todas as coisas que existem nos demais podem ser criadas e se fazerem delas, com seu bom uso, grandes condições humanas.

Para isso é imprescindível conhecer todos os rincões da mente; saber como atuam os pensamentos; aprender a movê-los dentro do recinto mental, fazendo-os atuar conscientemente e sem que jamais se apossem da direção do ser, vale dizer, de seu governo interno.

O homem deve ser dono de sua própria pessoa, selecionando os pensamentos de sua mente, isto é, eliminando os que não servem e ficando com os melhores. Deste modo, pode-se dar amplitude à vida e abrir um imenso campo de possibilidades superiores.

Edlamar

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

www.logosofia.org.br

Trechos extraídos do livro Introdução ao Conhecimento Logosófico pág. 302

Carlos Bernardo González Pcotche
Enviado por Edlamar em 24/07/2013
Código do texto: T4402443
Classificação de conteúdo: seguro