O avanço da tecnologia

Antigamente pessoas não imaginavam que a ciência iria evoluir tanto a ponto de se fazer clonagens. Uma das primeiras clonagens foi feita em 1952 com sapos, mas não se usou células de adultos (como fazemos hoje), e sim de embriões. Na década de 80 houve um progresso, um dinamarquês chamado Steen Willesden produziu 5 bezerros idênticos, ele transferiu o material genético diretamente para o núcleo dos óvulos das vacas.

Agora em 1997 houve o nascimento de uma ovelha clonada. Dolly foi o primeiro animal gerado a partir de células adultas. Ian Wilmut então, abriu as portas para a maior controvérsia científica: Será que se pode clonar um ser humano? Isso seria ético? Wilmut considerou imoral a clonagem humana, porém, ele defendeu a utilização de células programadas para tratar doenças ou gerar órgãos.

Como podemos ver, a possibilidade de se clonar seres humanos ficou mais perto, e ninguém pode se assegurar de que é impossível.

Deixando de lado a questão da ética, os cientistas dizem que a clonagem pode ser um dos meios para salvar animais que correm o risco de desaparecer da face da terra, e ainda prometem que depois será a vez dos animais já extintos. Essas experiências estão só no começo, porém tudo indica que irão em frente pois genes não morrem. Eles podem se degradar ou se tornarem inativos, mas podem ser eventualmente recuperados.Sabendo-se disso, pesquisadores do mundo inteiro estão recolhendo genes de animais. Passado 10 anos que surpresas nos aguardam?

Tháá
Enviado por Tháá em 06/04/2007
Código do texto: T440213
Classificação de conteúdo: seguro