Relação Humano-Canina

Passando em frente a várias e belas casas em minha cidade, presenciei cenas que ocorrem a cada dia com maior frequência.

Lindos cães e seus donos trocando acalorados olhares e carinhos. O homem mantém laços afetivos fortíssimos com seus cães. Sempre houve espaço nos lares para vários tipos de animais,mas os cachorros ganham de todos os demais pela relação de intimidade que este animal e o homem estabelecem.

Como sendo animais de natureza social, eles são capazes de manter uma comunicação muito efetiva com seus donos.

A chave da amizade entre o homem e os cães, é que trata-se de uma ligação puramente emocional.

Os cães ao longo do tempo foram sofrendo mudanças comportamentais, devido a aproximação do homem, que conseguiu domesticá-lo. O cachorro passou por um processo intenso de domesticação.

Os cães em nossos tempos desenvolveram uma capacidade de interação com o ser humano, tão apurada, que não sobreviveriam mais numa floresta. Os cachorros fazem comunicação olho a olho com seus donos, como as crianças com seus pais.

Em comparação a tantos outros animais de estimação, o cão tem o comportamento mais próximo do ideal ao ser humano. Enquanto que os demais mantém o instinto e o comportamento de caçadores, o cachorro domesticado já espera a comida vinda diretamente das mãos de seus donos.

Para nós, seres humanos, o convívio com os cães gera benefícios à saúde e a mente.

As crianças que interagem com eles, desenvolvem a coordenação motora e as habilidades socioemocionais mais rapidamente.

Os idosos também tiram proveito desse relacionamento. Os cães ajudam até pessoas doentes, com a sua afetividade, ajudando-os a combater a depressão e a solidão.

Quanto mais passa o tempo mais o cachorro torna-se símbolo de fidelidade, heroísmo e afetividade.Não falo aqui sob o olhar social, que gera muitas polêmicas pela insensibilidade de ricos que gastam fortunas com roupas de grifes, salão de beleza e tudo o mais que seus animais recebem.

As pessoas tendem a ver seu bicho de forma humanizada e a considerá-lo como um filho, um amigo. E o animal responde a essa necessidade que nós seres humanos temos, de cuidar de outro ser vivo.

Em muitos lares ele funciona como uma criança, principalmente aos mais velhos, onde os filhos e netos vivem suas vidas e dão pouca atenção e carinho, e é no cãozinho que essas pessoas recebem, muitas das suas perdidas alegrias.

Daí a importância do cão na vida do homem, e do mesmo na vida do animal. Uma história de amor e respeito mútuo, entre duas espécies distintas entre si.

milizinha
Enviado por milizinha em 05/04/2007
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T439037
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.