ESPIONA QUEM PODE

Será que o governo brasileiro não espiona ninguém? Se a resposta for não, é por pura falta de capacidade e tecnologia. Porque a vontade de espionar seria enorme. E se falta capacidade para espionar outros governos, os cidadãos brasileiros são espionados diária e descaradamente.

Dilma Rousseff encontrou um bode para colocar na sala. E desviar a atenção do que acontece no seu governo. Ou melhor. Do que não acontece. E acho incrível como a mídia nacional todinha, ainda embarca nesse tipo de notícia.

Como se fossem todos santinhos. Se ninguém soubesse que governos espionam governos. Que empresas espionam empresas. Que se for preciso, e o governo brasileiro se inclui aqui, a ficha de qualquer um de nós será levantada em segundos.

Com os berros dos brasileiros contra a espionagem, uma notícia passou despercebida de muitos. A manchete era: “Governo do Rio monitora os vândalos”. Qual é a diferença entre monitorar e espionar? Então uau! Estou morrendo de medo. Acho que nem vou mais pesquisar no Google. Vou apagar meus programas da Microsoft. Help Linux!

Se no governo de Dilma Rousseff tem gente inteligente, Eu acho que tem. Então preocupação não deveria ser apenas com os americanos. Afinal, o mundo cibernético tem outros grandes como russos e chineses. E até nanicos. Que adoram um buraco de fechadura. A diferença é que pessoas como Edward Snowden, se fossem russas ou chinesas, não ficariam vivas para contar a estória.

Costumo dizer que não devemos temer aquilo que sabemos. O temor deve ser sempre do desconhecido. Edward Snowden fez o que fez porque quis, ou porque o governo americano o deixou fazer? E enquanto finge caçá-lo incansavelmente está desviando a atenção mundial para fazer algo que ninguém deve saber. Pelo menos por enquanto.

E se você, ou qualquer outro internauta, está preocupado com o governo americano bisbilhotando sua conta de e-mail, eu vou te dar uma preocupação ainda maior. Em São Paulo, na famosa Rua 25 de março, se vendem listas inteiras de e-mail, muitas acompanhadas das senhas ao custo de dez reais. E quem já foi preso por esse motivo?

O meu temor não é com os americanos me bisbilhotando. Estou temeroso de se concretizar a ideia do governo de guardar os dados da internet brasileira aqui em nosso território. Isso seria o começo de uma tragédia anunciada.

Num país aonde nada funciona direito, eu nem imagino milhões de brasileiros sem internet por horas. Quem sabe por dias. Isso seria o mínimo. Pensem nas riquezas que a venda de dados da nossa internet poderia trazer para a corrupção. Seria uma mina de ouro para os corruptos. Já deve ter gente de olho.