Realidade
Essa semana me deparei com um fato muito pitoresco. No colégio onde estudo à 11 anos, sigo a mesma regra desde que iniciei meus estudos: chego no colégio, subo as escadas, entro na minha sala, sento na minha classe e espero até o sinal tocar para que o professor entre e eu seja praticamente obrigada a ficar tentando prestar atenção em uma aula durante cinco horas, somente sentada em uma cadeira em meio a um grupo de alunos que fingem gostar da aula. Até aí você percebe alguma evolução por parte da escola desde o tempo que nossos pais estudavam, até hoje? Pois eu também não!
Passo exatamente nove horas por dia ( manhã e tarde) toda semana por quase doze meses, sentada em uma cadeira tentando prestar atenção, só vendo uma pessoa falar o tempo todo, parece cansativo não acha? Pois bem, depois de todo esse esforço tenho que provar minha inteligência em provas de 15 à 20 questões muito difíceis, porque claro, é um preparatório para o ENEM e vestibular. Então para aprofundar nosso conhecimento nessas áreas, meu colégio nos passou quatro cadernos de simulado 2013 e uma redação para termos uma noção do ENEM.
Até aqui está tudo bem. Mas aí comecei ler as questões de exatas que são áreas que o ‘’meu santo não bate’’ e fiquei apavorada, pelo fato de que as questões não pareciam ser feitas para Ensino Médio mas sim para Ensino Fundamental, pela facilidade das perguntas.
Pois bem, fiquei perplexa com o que vi, porque passo dias e dias fazendo provas difíceis para chegar na hora de fazer um simulado que as perguntas eram quase dadas. Então eu penso: por que os professores complicam tanto nossa vida em uma simples prova sendo que um simulado é 100 vezes mais fácil e importante que uma prova?
Fico pensando se o colégio é rigoroso demais ao aplicar as provas ou o simulado é criado com essa facilidade para passarmos fácil no ENEM. Apesar de ter essa dúvida, continuo acreditando na hipótese de que, como a educação não evolui junto com a sociedade, o colégio se torna mais rigoroso em certos aspectos e esquece que está nos PREPARANDO para testes que vão decidir nosso futuro, e complicam nossa vida com provas de nível de dificuldade absurdo.
Quando será que o país vai se conscientizar que a educação tem que acompanhar a evolução do meio em que vivemos, deixar de lado a construção de estádios que não influenciarão nada em nossas vidas, e dar na reviravolta na educação? O Brasil ainda tem tempo para mudar essa situação, mas com o governo que está agora nunca que a educação irá evoluir.
O crime começa quando a educação não é de qualidade. Quando que o Brasil vai acordar e perceber que todos esses crimes impunes iniciaram porque a educação deixa a desejar, enquanto eles tentam impedir o protesto de alunos querendo apenas seus direitos? Um ladrão mata um inocente porque ele não tinha 30 reais no banco e a polícia não faz nada, aí vem um grupo de estudantes pedindo pela diminuição de um valor absurdo na passagem de ônibus e vem a tropa de choque tentando impedi-los, causando alvoroço na principal Rua de São Paulo.
Acorda Brasil, vocês protegem um bando de criminosos, a maioria menor de idade por MATAR e ROUBAR, e ‘’ atacam’’ ESTUDANTES porque têm ATITUDE de pedir seus direitos. Falam tanto em ‘’mudar o mundo’’ mas a chance de começar está na frente do seu nariz e você finge que não vê. O mundo só crescerá quando você começar crescer, é pedir muito?