Feliz dia mundial das águas

Feliz dia mundial das águas

Em 22 de março comemoramos o dia mundial da água. É possível comemorar esse dia em Jaboatão dos Guararapes? O que estamos fazendo com nosso rio, com nosso estuário e com nosso mangue ? Para avaliar sobre a situação dos nossos recursos hídricos como elemento de integração entre a gestão ambiental e a sociedade é preciso considerar que o rio Jaboatão é o segundo rio mais poluído de Pernambuco, contribuindo decisivamente para o alto grau de poluição das praias urbanas do Estado. A poluição está crescendo a cada dia, e os esgotos que são derramados diretamente na Bacia fazem com que a poluição seja mais difícil de ser controlada. Primeiro porque não existe vontade política nem políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Dentro dessas políticas deveria existir nas escolas uma educação ambiental que realmente trabalhasse a mudança de comportamento principalmente das populações ribeirinhas , próximas dos manguezais e da lagoa do náutico.

Por que diversas indústrias continuam poluindo o rio jaboatão de modo catastrófico? As autoridades não vêem ou não querem vê que a partir do trecho que passa a margem da fábrica de Papel ele encontra-se no ápice de sua poluição tornando-se completamente “morto” , pois o rio vem sendo utilizado como depósito de resíduos químicos altamente poluentes.

A urbanização, pressão antrópica, desmatamento de manguezais e aterro de manguezais vêem acabando com os recursos hídricos, que poderia ser fonte de renda para diversos seguimentos da população do Jaboatão dos Guararapes, se a gestão Ambiental deste município fosse eficiente no que diz respeito aos recursos hídricos, baseada em políticas de estratégias claras, de mecanismos e de ferramentas efetivas para proteger da poluição os cursos de águas existentes e para garantir que a água seja melhor utilizada pela pupulação.

Sem uma gestão ambiental eficiente, como poderemos comemorar com alegria alguma data ligada ao meio ambiente?

.

Paulo Conceição
Enviado por Paulo Conceição em 04/04/2007
Reeditado em 04/04/2007
Código do texto: T438021