REDE GLOBO: A COMERCIALIZAÇÃO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

REDE GLOBO: A COMERCIALIZAÇÃO DA JORNADA DA JUVENTUDE

Heribaldo de Assis *

Mais uma vez a Rede Globo de Televisão está utilizando a Jornada Mundial da Juventude para promover os artistas (cantores e cantoras) contratados pela gravadora Som Livre (de propriedade da Rede Globo). Como se não bastasse transformar a Seleção brasileira de futebol em um mero produto comercial ( a Seleção que outrora era um símbolo nacional) a Rede Globo ,há algum tempo, focou seus olhos vorazes na Jornada Mundial da Juventude - um evento religioso, fraternal (que conclama a união de todos os povos do mundo).

Utilizar tal evento para promover produtos comerciais é uma verdadeira profanação - algo que é bem típico de emissoras como a Rede Globo : que quer transformar tudo que toca em comércio, lucro ! Para a Jornada Mundial da Juventude deveriam ser convidados apenas artistas que não tivessem vínculo com nenhuma emissora de Televisão ou empresa fonográfica para que ,implicitamente, não houvesse a marca comercial de nenhuma empresa no evento.

E, durante, a exibição da Jornada Mundial da Juventude pelas emissoras de TV e Rádio não deveria nem haver intervalo comercial, propagandas.Quanto será que a Rede Globo já lucrou com a Jornada Mundial da Juventude através da venda de espaços comerciais, através da venda de CDs dos artistas contratados pela Som Livre? Sim, pois existem certos setores da mídia no Brasil que enxergam a Jornada Mundial da Juventude apenas como um meio de auferir mais lucros através da exibição de seus produtos comerciais (sejam estes produtos artistas, músicas ou programas de Televisão).

Os responsáveis pela Jornada Mundial da Juventude deveriam garantir o caráter amadorístico e não lucrativo do evento - preservando-o da sanha comercial de emissoras como a Rede Globo. E se a chegada do Papa Francisco ao Brasil vai resultar em lucros para emissoras como a Globo imaginem então se fosse a chegada do próprio Jesus – decerto a Rede Globo (durante a vinda de Jesus Cristo ao Brasil) iria , durante a transmissão dessa grande chegada, vender seus espaços comerciais por preços altíssimos e, talvez, algum locutor (em off) dissesse durante o intervalo comercial: - Chegada de Jesus ao Brasil – um oferecimento da Coca-Cola !!

*Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 28/06/2013
Código do texto: T4362523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.