O FUTEBOL NUNCA ME ENGANOU
Ter ídolos é algo mais normal na existência humana.
Buda, Krishna, Jesus Cristo, Kabir, Osho...seus exemplos, teorias, práticas e ensinamentos nos ajudaram à mudanças positivas e indestrutíveis.
Ídolos como as irmãs cegas de Campina Grande, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, alguns amigos que trabalham e lutam por dignidade, alguns pacientes que venceram a odontofobia, muitos que acordam cedo e não deixam nenhuma desatenção dos órgãos públicos atrapalhar seu duro dia a dia...Isto são ídolos.
Talvez a palavra "'idolos" não seria a mais sensata, mas mais insensato ainda é glorificar jogador de futebol milionário.
Vamos ver se concordam comigo?
- Por que existem vários ( quanto digo vários, falo dezenas )....por que existem vários programas de televisão focado apenas em futebol?
- Por que não há programas de televisão, principalmente na hora do almoço, quando muitos estão em casa, direcionado a cultura, a educação e ao lazer?
- O que virou a empresa FUTEBOL que ocupa todos os meios de comunicação, vomitando - não o esporte - mas sim o incentivo ao glamour e a vida luxuosa que muitos jogadores têm?
O que este valor da venda do Neymar?
O que é este faturamento da empresa do Ronaldinho Fenômeno?
O que esta marca Pelé?
Onde vemos futebol nisto?
Mas e dai? O que tenho a ver com isto? Que merda você está escrevendo cara?
- Tudo isto tem a mesma estratégia usado por muitas instituições que querem tirar a essência para lucrar.
Tiraram a essência do futebol que é o esporte,saúde, entreterimento.
O futebol é um esporte belo e completo, indicado por médicos e garantia de felicidade e sociabilidade, isto é um fato.
O que é surreal é assistir esta magia ser transformada em porcaria.
Este sinônimo de bem estar ser transformado em angustia - ou vocês não sabem que existem muitos olheiros que iludem crianças ( na maioria pobres) prometendo a vida do Neymar, Ronaldinho e Pelé? Isto não é angustiante?
Eu estou cansado de assistir tudo isto - não que acho que estes jogadores estejam totalmente errados - o formador desta empresa é o torcedor.
Levado por esta conscientização recente do brasileiro gostaria de convidar os torcedores - principalmente os fanáticos - a mentalizar a responsabilidade em tudo isto.
Não é justo um país com tantos problemas sociais gastar tanto com uma copa, isto é muito sério - e são os torcedores que querem isto.
Não é justo Neymar ganhar milhões e ser exemplo de cidadão.
Não é justo a Dona Maria tirar dinheiro da boca dos seus filhos para comprar um ingresso do jogo da final da Copa para o marido.
No Brasil existe mais campeonatos de futebol que palestras educacionais.
Existem mais investimentos em futebol que em saúde...Isto tudo é culpa dos torcedores.
A partir do momento que entendermos que tudo isto é feito para aumentar o fanatismo pelo futebol e daí fazer dos torcedores marionetes, algo pode mudar.
Não tem resolução alguma toda esta euforia contra o futebol se não houver uma discussão ampla dos motivos que levaram a tudo isto.
A empresa futebol nunca me enganou, mas ainda continua enganando vários inocentes, que não entenderam ou não querem enxergar seu fanatismo como o pilar desta injustiça que assola o mundo dos esportes.
Pense!!!
Pesquise!!!
Seja testemunha atenta de todo este processo, você com certeza se cansará de contribuir para o enriquecimento dos patrões destas empresas chamada FUTEBOL.
Glauco Viana.