NÃO DÊ ESMOLA !

Em minhas andanças pela cidade, li, por um acaso, o seguinte pensamento, em parte visível, atrás de um coletivo: - “ Não dê esmola. Por trás de uma criança que pede, tem sempre um adulto que manda “. Verdade cristalina ! Pensamento simples, objetivo e significativo !

Tornou-se uma rotina pelos corredores do planeta, o uso de artifícios em busca do lucro fácil. Há sempre uma “jogada suja” nesses meandros. Bem dizia um certo filósofo - “ Há muitas coisas espantosas, mas espantoso mesmo é o homem “. De fato, o homem é um ser capaz em todas as suas dimensões. Tudo é possível. Faz até boi voar -, e nas explosões tecnológicas do momento, contempla-se em larga escala uma inversão de valores no gênero humano !

Bem, parece ser um contra-senso aos paradigmas divinos levantar essa bandeira sobre esmola. Isto não. Não me posiciono ao contraditório. O Mestre maior – Jesus, enfatizou em – se “ fazer o bem sem olhar a quem “. Fazer o bem releva a mente, a alma e o coração. É o dever de todo homem. Se faço o bem, a bondade me retorna. Se minha linha de ação é outra, a adversidade me aguarda. Eis a questão !

Entretanto, o que ocorre é outra situação. Os promotores da maldade – os meliantes, camuflados de mendigos em aparente piedade, se plantam em cada esquina a usar crianças indefesas como porta-vozes do comércio ilegítimo e ilegal juridicamente falando. Simplesmente uma desfaçatez generalizada nas ruas da nossa Belém. Estapafúrdio ! Gente que pede por necessidade. Gente que pede por não querer trabalhar e os que pedem por alimentar o crime organizado.

É complexo.

Portanto, “ não dê esmola. Por trás de uma criança que pede, tem sempre um adulto que manda”.

Infelizmente é a realidade circundante -, e nesse contexto, torna-se pouco provável se usar da caridade para o bem comum sem cair nas malhas dos delinquentes !

***

Obs. Os nossos textos estão sendo publicados no Diário do

Estado.

Enock Santos
Enviado por Enock Santos em 11/06/2013
Código do texto: T4336170
Classificação de conteúdo: seguro