O CONTESTADO
Centenário do Contestado
A memória nacional ficou mais rica no dia 1º de dezembro de 2000, quando o Senado Federal comemorou o centenário do Contestado. Neste dia, há cem anos, o Conselho Helvético, em Berna - Suiça, apresentou o Laudo Arbitral que deu ganho de causa ao Brasil na discussão sobre nossas fronteiras, cujo ato anexou ao nosso território as terras do atual estado do Amapá.
Há séculos, os franceses e holandeses (antes), americanos (hoje) voltam seus olhos piratas para nossas riquezas. No episódio, chegaram a fundar uma república dentro do Brasil, mas foram rechaçados por cerca de 20 brasileiros, comandados pelo patriota Veiga Cabral, posteriormente agraciado com o título de general, por D. Pedro II.
Coube ao Barão do Rio Branco a defesa diplomática do Brasil. Para tal, Rio Branco muniu-se de farta documentação cartográfica, conseguida na Europa, com a argumentação precisa que lhe era peculiar e que convenceu o Conselho Helvético a dar ganho de causa ao Brasil.
No Senado, o ex-presidente da República, atual senador pelo Amapá, José Sarney, fez brilhante pronunciamento, seguido de outros senadores. A solenidade foi encerrada após o lançamento oficial e a obliteração (carimbo) do selo comemorativo da grande data, pelos Correios, através o então Ministro das Comunicações, o mineiro Pimenta da Veiga.