LIXO DO BRASIL
O Lixo precisa ser tratado
“O ser humano não muda de hábitos de uma hora para outra. É mais fácil construir um aterro sanitário que conscientizar as pessoas”.
Visando estimular a população a separar o lixo, algumas prefeituras trocam o lixo selecionado por alimentos. O processamento do lixo evita a contaminação do meio ambiente e diminui os problemas sociais. Em algumas comunidades o lixo é tratado, acondicionado e depositado em aterros sanitários, cujas áreas são trabalhadas preventivamente, evitando-se a contaminação, através de revestimento específico.
O ideal, entretanto, é selecionar o lixo e processá-lo em usina especialmente concebida para tal finalidade, funcionando em regime industrial, gerando emprego e renda para a população, melhorando a qualidade de vida dos usuários e melhorando a economia do município.
A prática de expor o lixo a céu aberto, gera problemas de saúde pública, com a proliferação de doenças, contaminação do solo, dos lençóis freáticos, dos córregos, dos rios e do ar. A contaminação da água pode torná-la inviável para o consumo humano enquanto a poluição do ar - pelos gases liberados, causa graves doenças respiratórias.
A contaminação do solo e dos lençóis freáticos, impossibilita a produção de alimentos, bem como o uso de água subterrânea.
O lixo prejudica o desenvolvimento, já que os empresários mais progressistas não realizam investimentos nestes locais.
O lixo úmido é composto de restos de alimentos e plantas, processando-se a decomposição.
O lixo seco é composto de plásticos, vidros, metais, borrachas e outros materiais sintéticos.
Chorume — Acumulado, o lixo forma o “chorume”, líquido perigoso, que contamina o solo e o sub-solo, tornando-o improdutivo. No Brasil, 60% do lixo é composto por matéria orgânica. Por isso, é o lixo mais "rico" do mundo.
Vantagens — A matéria orgânica recuperada e tratada convenientemente, transforma-se em adubo orgânico mineral para ser utilizado na agricultura.
Os gases transformam-se em metano, servindo de combustível para veículos automotores, e outras utilidades energéticas.
Desvantagens — O lixo depositado a céu aberto, causa mau cheiro insuportável, atrai insetos, ratos e urubus, que causam doenças - aumentando os problemas de superlotação dos hospitais e acidentes de toda espécie, inclusive acidentes fatais com aeronaves.
Além disso, joga no LIXO o dinheiro do contribuinte...