FÉ OU CRENÇA

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

FÉ OU CRENÇA

( Texto I )

Consultando-se a definição dos termos acima em dicionário da língua portuguesa, equivoca-se a definição teológica, ficando patente uma mesclagem destas palavras sendo estas colocadas como sinônimos. Entretanto, a palavra fé, nos manuscritos gregos da Nova Aliança é pistis. Acuradamente investigado o termo bíblico, entendemos nas suas duzentas e quarenta e três aplicações, que seja um relacionamento vertical do homem para com Deus. Nunca deste para com aquele.

Fé é algo que eleva o ser humano em direção a divindade. Escreveu o autor da epistola aos hebreus, que sem fé seja impossível agradar a Deus. Nosso Mestre Maior acrescenta que tudo é possível ao que crê, ao que tenha fé.

Força dinâmica, virtude primeira das três maiores – fé, esperança, amor – ela rompe barreiras intransponíveis à lógica, ultrapassa limites estabelecidos pela natureza, vê o invisível, acredita no improvável. Quem tem e utiliza a fé isenta-se das limitações humanas, vai alem do natural, alcança o sobrenatural.

A fé é dom de Deus aos homens (ou às mulheres, para não sermos machistas). Nem todas as pessoas possuem este valioso dom. Dentre os nove carismas enumerados pelo apostolo Paulo em sua carta aos coríntios, a fé relaciona-se aos dons classificados como de poder – dynamis, no grego – sendo as outras duas: cura e milagres.

Na prática esses dons quando de suas manifestações, nos dão uma iniludível certeza na ação que estejamos realizando. Fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem e uma inconfundível convicção daquilo que esperamos.

Embora definida ou entendida como confiança, crédito ou mesmo esperança, quando evocamos o sentido bíblico, teológico do termo, concluímos que ela é essencialmente para Deus. A fé fundamenta-se em Deus. Procede de Deus ao homem a fim de que este possa relacionar-se com Ele.

Jesus é o alvo dessa fé. Nele e por Ele se realizam as ações de tal fé. Suas palavras, Sua presença em Espírito argúem do ser humano uma devotada confissão.

“Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” – Rm. 10.10.

Só Jesus.

_________________________

O Pr. Th. D. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim isidoro textos