Fazer Melhor
Há sempre uma melhor forma de executar as nossas tarefas diárias; no trabalho, na escola, no clube, na convivência com amigos e parentes que são a humanidade com a qual tomamos contato todos os dias.
O pensamento de fazer melhor é uma forma de sair da rotina e aperfeiçoar a pessoa que somos. Não se trata de procurar ser ou fazer melhor que os outros, senão aperfeiçoar nossa própria pessoa, começando por aperfeiçoar aquilo que fazemos repetidamente para que a vida não se torne monótona e cansativa.
Fazer tudo sempre da mesma maneira, sem nenhuma variação ou renovação, faz fracassar a capacidade de iniciativa da inteligência submergindo a pessoa no marasmo do tédio e na desconfortável sensação de inutilidade.
Ao agir mecanicamente, rotineiramente, não se pensa no que se faz; vive-se distraída e esquecidamente. É necessário criar o hábito de pensar, ou seja, aperfeiçoar tudo o que se faz e colocar novas atividades e novos estímulos na vida.
Não sejamos como Sísifo, o trágico herói mitológico condenado a realizar por toda a eternidade um trabalho inútil e sem esperança.
Ao procurar fazer melhor, vamos aprendendo a gostar do que fazemos que, de certa forma, é uma das maneiras de viver bem e ser feliz.
Nagib Anderáos Neto
www.nagibanderaos.com.br