SOCIEDADES SECRETAS - DOUTRINAS - HERMETISMO

Nas Sociedades Secretas se dá grande importância ao hermetismo. Mas o que vem a ser tal hermetismo? Na verdade o que interessa não é tanto o Deus Hermes ou Toth, ligado a matemática e a escrita, mas mais a uma doutrina que provêm de Hermes Trimegisto, um iniciado ou grupo de iniciados que escreveu o que antes parecia estar apenas em tradição oral, como ensinamentos ligados a magia, alquimia, astrologia, metafísica, numerologia e tantos outros do gênero do ocultismo. Teria escrito 42 livros, o mais famosos sendo o Livro dos Mortos. Ordens da linha rosacruciana, como a Aurora Dourada e todas as rosacrucianas (AMORC, FRA, R+C Áurea, Aurum Solis, Circulo Iniciático de Hermes, Maçonaria etc), seguem se não algo que está diretamente, outros escritos secretos que guardam em suas bibliotecas ou estudos de graus. De fácil acesso e o que mais nos interessa a compreender os ensinamentos das ordens, são a Pedra de Esmeralda, o Corpus Hermeticum e o Caibalion, esse último espécie de resumo de todas as leis herméticas e que estudaremos mais.

O que é mais citado é a frase do Pedra de Esmeralda: “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”, com variações de tradução. Na verdade esse princípio fala da correlação entre diferentes planos ou dimensões, onde as leis que valem são basicamente as mesmas. Vemos assim 7 dimensões, onde três são materiais, uma etérica e três energéticas. Não é de hoje que se fala em 4ª dimensão, ou outras dimensões. Mesmo a física moderna aceita a possibilidade de 12 dimensões e até na teoria das membranas isso é explicado de forma simples. O Universo inteiro achatado em uma lâmina de 1 milímetro e outras teorias da física. Há ainda segundo o hermetismo 7 planos de acordo com os reinos da natureza, como mente animal, vegetal, mineral etc. A força vital envolve de certo modo todos os reinos da natureza, não apenas aqueles animados, sendo que o próprio planeta possui uma alma, e até o Universo (Anima Mundi). Também as coisas têm uma forma de consciência, que se não é autoconsciência, pelo menos se envolve em uma espécie de instinto ou consciência coletiva (como a alma-grupo de animais tratada pela Teosofia). Mas os planos se inter-relacionam e o homem é um microcosmo, um pequeno Universo que pode atravessar esses planos, todos, sendo um médium de forças inter-dimensionais. Mas nem todo o “homem” é assim, alguns são elementais encarnados, e esses não poderiam trafegar em todos, ficando mais restritos ao seu elemento. Entidades muitas vezes ficam apenas em um plano, e o homem se distingue disso dos espíritos.

Mas voltando ao Caibalion, que será o principal estudo desse capítulo, nos importa saber dos 7 princípios ou leis herméticas: Mentalismo, correspondência, vibração, polaridade, ritmo, causa e efeito, e, gênero. A causa e efeito já é muito conhecida pelos estudos sobre karma, sobre aquilo que semeia e se colhe, nos restando apenas lembrar que vale também para palavras e pensamentos, o que não muitas vezes tido em conta. Assim não há ato sem consequência, seja mau ou bom. Um ato bom pode estar semeando um paraíso pessoal. A lei de correspondência se refere a o que falamos sobre os planos e sua inter-relação. A lei do gênero refere-se a que tudo tem gênero, é macho ou fêmea, até objetos ou símbolos, ou mesmo partes de templos ou construções. Isso pode ser relevante na Maç.’. , onde certos detalhes de templo são relevantes ao iniciado. Símbolos de yin e yang chineses revelam em grande parte o mistério da lei do gênero, estando até anjos e mesmo o Todo sujeitos a tal lei. Por isso em meus escritos às vezes chamo Deus de Deus-Deusa ou Ele-Ela, que tem ao mesmo tempo uma implicação cabalística. Também já falei sobre o aspecto oculto de adão e Eva em meu livro Bíblia e Misticismo, onde fica claro que havia em princípio um ser com dois sexos, andrógino, e depois se dividiu os gêneros.