ADOÇÃO

ADOÇÃO

“Se um estilo de escrever não surge com facilidade para você, então é provável que não venha também para o leitor. O estilo deve vir de quem você é não de quem você gostaria de ser. Por isso, relaxe e escreva tão bem quanto você puder.” (Gary Provosi)

A palavra adoção deriva do latim adoptione, significa ação ou efeito de adotar. Aceitação voluntária e legal de uma criança como filho, perfilhação, perfilhamento. A palavra epigrafada pode ser usada também quando de livre e espontânea vontade, alguém se encarrega de zelar auspiciosamente de um bem público, conservando-lhe limpo e com excelente aspecto. Uma praça tradicional, conhecidíssima pela sua importância para a sociedade de outrora, o “Passeio Público”, encontra-se totalmente abandonado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Um tratamento especial ao referido logradouro deveria ser prioritário para revitalização do centro da capital. Vizinha do Comando da Décima Região Militar transformou-se num antro de marginais, meliantes, prostitutas, papudinhos e hospedaria dos que se albergam para o repouso noturno. Uma sugestão que poderia ser aproveitada: a reativação da bela e esquecida Praça, hoje totalmente desprezada pelas autoridades municipais.

Um banho exitoso, seguido de uma limpeza oticada mudaria com certeza a psicosfera sem repúdios, mas com operância solidificando o tugúrio dos que usam o logradouro para fins que não os específicos. Aparelhando-a com ícones que marcaram a história do Ceará, dando-lhes uma nova arquitetura e estética, com intuito de descortinar, proporcionar indescritível colorido, viria verter alegrias para os transeuntes que para lá se deslocassem. Tradição e história não podem morrer a míngua e muito menos no esquecimento. Principalmente por se tratar de um écran que já foi palco dos inesquecíveis e grandes acontecimentos da Fortaleza antiga.

Depois solicitar ao Comando da Décima Região que faça a adoção do belo e terapêutico local de lazer do fortalezense, dando-lhe o carinho merecido e a segurança devida. Seria o primeiro passo para a revitalização do centro de Fortaleza. A população alencarina penhoradamente agradeceria tamanha gentileza por parte das autoridades constituídas de nosso Estado e Município. Todo bom exemplo deve e pode ser imitado. No giradouro da Avenida Aguanambi a praça que está sob a responsabilidade da família M. Dias Branco, é sem sombras de dúvidas uma das mais belas praças de Fortaleza. Senhores empresários, adotem uma praça, só assim teremos uma capital mais humana e com um colorido muito especial.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 25/03/2007
Código do texto: T425576
Classificação de conteúdo: seguro