ATIVIDADE DE FILOSOFIA - IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA
1 – Aborde sobre a importância social da Filosofia?
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para que o indivíduo através do seu esforço alcance, um estado pleno de satisfação, que ocasionará um momento de felicidade. Pois, a filosofia tem a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido, “A Felicidade”.
2 – Estruture, a partir dos textos lidos, um conceito de Filosofia?
Podemos concluir que sua missão principal, é tornar viável, possível, a busca da felicidade, é quebrar conceitos existentes, mostrando ao homem, nessa busca, que lhe é permitido a mudança de comportamento em relação ao meio que vive. Serenando, consolando os momentos de crise, para conseguir a plenitude a paz interior (euthymia).
3 – Relacione a Atitude Critica com Atitude Filosófica?
A atitude filosófica se decorre do quotidiano, é procurar explicações e sentidos, interroga-se, indaga-se, duvidar de tudo o que o rodeia e querer tornar o mundo numa realidade com sentido. E a crítica filosófica é o questionamento radical que anima o verdadeiro filósofo, pois não admite compromissos com as ambigüidades, as idéias contraditórias, os termos imprecisos, ela tem rigor. A critica filosófica no seu espírito não admite nenhuma afirmação sem reconhecer primeiro a sua legitimidade.
4 – Aborde sobre as principais características da Filosofia?
As características principais da filosofia são: a racionalidade com seus princípios e regras; a tendência em responder de forma conclusiva problemas, colocando em analise suas respostas provando racionalmente que é verdadeira; nunca aceitar de imediato as explicações que lhe são impostas, procurando investigar e achar uma solução para cada problema; e a generalização mostrando que uma explicação tem validade para muitas situações e coisas diferentes.
5 – Por que a Filosofia é considerado um Pensamento sistemático. E por que representa um perigo para os Sistemas Políticos e Sociais?
É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e as respostas sejam verdadeiras. Ele busca a lógica, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado. E devido a isso é um perigo para o sistema político e social. A população tendo esse censo critico e sistemático das coisas que os rodeia, seria um problema para o sistema.
6 – Por que a Filosofia não é ciência?
Porque ela é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. E usam o pensamento e procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, e isso não é ciência.
7 – Aborde criticamente sobre a utilidade da Filosofia?
Ela serve para termos um censo critico, para não aceitarmos de imediato às coisas, sem darmos maiores considerações. Ajuda a conhecer a ti mesmo, para daí poder encontra as respostas para as origens e as relações das coisas que nos rodeiam e que temos com elas.
8 – Como os grandes sábios nos ajudam a viver melhor?
Partindo do significado da palavra filosofia, fica fácil dizer o que os grandes sábios fizeram pela humanidade. Filo "philos" significa amigo, o que deseja ou procura e Sofia "Sophia” significa sabedoria, saber, conhecimento. Então, através de seus desejos e buscas, de suas sabedorias e conhecimentos, os grandes sábios nos fazem refletir, sobre o que realmente devemos nos ater e buscar para viver em harmonia, sem sofrermos, encontrando a paz a tranqüilidade da alma. Encontrar a felicidade.
9 – Faça uma análise da expressão de Demócrito: “Ocupe-se de pouco para ser feliz”.
O ser humano às vezes quer fazer muitas coisas de uma vez na vida. Isso de certa forma traz frustração e não vale a pena, além de ser cansativo. Quando pensamos muitas coisas ao mesmo tempo, terminamos por não fazer nada. Sua cabeça, sua alma estará sempre atormentada e ansiedade não é bom. Goste mais de você, observe seus limites e respeite-os, viva cada momento há seu tempo.
10 – Selecione uma das teses apresentadas na revista Época e descora sobre ela?
Quando o ser humano passa por uma situação ruim, arriscada, por um mau bocado. Depois em algum momento aquela situação vai desencadear uma reação. Diante da miséria humana podemos ter duas reações: ou choramos ou rimos. E dois grandes filósofos gregos eram assim, Demócrito ria, porque todas as coisas humanas lhe pareciam ignorância Heráclito chorava, porque todas lhe pareciam misérias. E Sêneca tirou a seguinte conclusão: “ria das coisas, em vez de chorar”. Os grandes humoristas brasileiros nasceram pobres e eram do nordeste, eles retratam a própria miséria de forma bem humorada e o sua platéia ri do que eles retratam. O ser humano é assim, pode ri ou chorar, procure ter equilíbrio das coisas, para ter força, ânimo e coragem na vida.