O SENTIMENTO CONTEMPORIZA O MENOR INFRATOR
A sociedade na grande maioria clama pela redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos de idade. O congresso como o governo federal fazem ouvido de mercador. A violência cometida pelos jovens estampa a todos os momentos no país. Agora uma pergunta que não quer calar, por que os governantes ficam calados deixando que determinados momentos de emoção ,de estado de indignação da população passar quando determinado crime é cometido pelos infratores de menor idade.
Eu tenho uma teoria, no meu entender isso se deve ao processo histórico pelo qual a classe oprimida passou e ainda passa. Assim, para se sentir menos culpada a classe dominante fez uma lei paternalista em favor do menor com o peso constitucional.
Contudo, como já se falou e fala nos meio de comunicação, os governantes ao longo desses anos aplicaram uma politica condizente que merecesse preocupação com o futuro do menor. Cita-se muito a educação,esta propalada palavra que se tornou vazia diante da falta de seriedade com que se trata a mesma no nosso país. Tudo bem que se investe uma certa quantidade do que se arrecada dos impostos na educação, o problema é como se está investindo e administrando . Além disso, tem a questão da perda de prestigio dos professores como o abandono, o descrédito da escola pública em prol dos interesses das escolas particulares.
Quem sabem por menos que seja da história da escola pública no Brasil vai lembrar da luta de Anísio Teixeira e outro baluartes contra o desmanche da escola pública em nosso país.
Bem, a pergunta é, as pessoas que lutam pela sua sobrevivência no dia a dia podem sofrer pelos erros do passado?
Uma elite que não leva a sério e não respeita a educação pública não pode esperar grandes coisas dos frutos gerados do seu descaso. Dessa forma para compensar todo esse descaso,suaviza-se, flexibiliza-se, afrouxa-se as leis em favor do menor.
Claro que os legisladores dessa lei não iriam adivinhar o grau de violência que ora vivenciamos, mas estavam repito,fazendo uma reparação do passado da história do Brasil.
Por que países desenvolvidos como os Estados Unidos e Inglaterra ,só para citar estes dois países usam de leis mais severas contra os menores infratores? Será que os representantes dessas sociedades são insensíveis assim com os menores? Na verdade eles têm como aqui também estudos que a partir de certa idade os menores passam ater consciência dos seus atos.
Na verdade é irritante como as autoridades no Brasil ignoram essa realidade tão cheia de crueldade. Como também é irritante a passividade do povo brasileiro diante de tudo isso que estão passando sem ter uma atitude com vigor. Não se mobilizam,não pressionam o congresso e o governo e ficam morrendo como moscas,não só a violência do menor infrator como a violência em geral,fica passivo esperando que as autoridades de livre espontânea vontade decidam em favor do seu clamor.