AMANDA TODD – POR QUE SOMOS CRUÉIS ?!

AMANDA TODD – POR QUE SOMOS CRUÉIS ?!

Heribaldo de Assis*

Dois milénios se passaram desde que um jovem nazareno que não possuía riquezas terrenas disse: amai-vos uns aos outros assim como Vós amei...Em 10 de outubro de 2012 uma jovem canadense de nome Amanda Todd (que tinha apenas 15 anos) cometeu suicídio após ter sofrido constantes bullying e cyberbullying praticados pelos colegas de escola (ela começou a sofrer esses ataques quando tinha 12 anos de idade)

E mesmo tendo mudado de escola e até de cidade para livrar-se daqueles que a perseguiam – Amanda não conseguiu encontrar a paz em lugar algum (pois os seus algozes chegavam onde quer que ela estivesse através da Internet e difavam-na através de sites de relacionamento).

O caso Amanda Todd é a triste constatação de que nada aprendemos com aquele jovem nazareno a quem muitos chamam de Jesus Cristo.E se antes crucificávamos com cravos de ferro e cruzes agora crucificamos com comentários maldosos nas redes de relacionamento – toda nossa tecnologia não nos tornou menos monstruosos, todo nosso saber científico não nos tornou espiritualizados.

E assim como Amanda Todd milhares de pessoas sofreram ou sofrem bullying ou cyberbullying simplesmente porque não se encaixam nos padrões de beleza ou então porque tiveram suas fotos íntimas maldosamente divulgadas na Internet ou ainda porque são diferentes da maioria.

O caso Amanda Todd arranca lágrimas de nossos olhos e nos faz imediatamente compreender porque precisamos amar uns aos outros – porque é somente amando uns aos outros que deixaremos de ser cruéis, perversos, abomináveis; porque é somente amando uns aos outros que passaremos a respeitar todas as criaturas (independentemente de classe social, etnia , aparência, religião ou orientação sexual).

O mundo não conseguiu salvar Amanda Todd – esse mundo no qual se é educado para vencer a qualquer custo e não se é educado para amar e respeitar o prôximo.

Mas quem sabe ainda não seja tarde para salvar o pouco de Amor que ainda resta em nossos corações...Quem sabe ainda não seja tarde para salvar o pouco de compaixão que ainda resta dentro de nós.Todos nós temos que pedir perdão a Amanda Todd (mesmo sem tê-la conhecido) porque todos nós fazemos parte dessa humanidade que ainda não aprendeu a amar...

*Escritor,poeta,compositor, filósofo, redator-publicitário e Licenciado em Letras pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 05/04/2013
Reeditado em 01/11/2018
Código do texto: T4225843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.