Envelhecimento

Um dos grandes temores e desgostos das mulheres contemporâneas é o envelhecimento. Creio não ter sido sempre assim, e que a estrutura social atual não encaixa as mulheres que perderam a beleza da juventude.

Quase todos supõe que o fenômeno do envelhecimento feminino seja natural e inexorável; em certo sentido é assim mesmo, em outros não.

Supomos, devido à nossa própria experiência, que todos os seres vivos envelhecem; um erro. O envelhecimento está ligado à sexualidade: indivíduos de espécies que se reproduzem assexuadamente nunca envelhecem. De fato, todos os seres vivos existentes somos, em última análise, repartições de repartições da primeira célula viva existente, esta, ainda hoje, bem serelepe e jovial.

Provavelmente o envelhecimento decorre de um esforço excessivo dos seres sexuados para produzir o maior número possível de descendentes no menor intervalo de tempo possível. Sem essa ânsia, não precisaríamos envelhecer, mas acabaríamos superados por tais reprodutores maníacos; foi o que aconteceu, aliás.

Mas tais considerações dizem respeito a fatos ocorridos em outra era, nos primórdios da vida, hoje correspondem a situação inexorável: impossível viver e não envelhecer.

Outra questão, essa mais relevante para as mulheres, concerne à atratividade feminina. Aos nossos olhos, humanos, parece óbvio que as jovens sejam mais atraentes que as outras, e que tal situação seja natural e intransponível. Trata-se, apenas, de uma das peculiaridades de nossa espécie; homens avaliam a idade das fêmeas, e preferem as jovens, outros bichos não se preocupam com tal fato.

A origem dessa idiossincrasia de nossa espécie está em nossa infância prolongada; filhos de mães idosas tendiam a ficar órfãos, e sucumbir em consequência disso. O surgimento da menopausa permitiu que as mães evitassem tal situação. Depois disso, homens que descobrissem sinais de envelhecimento nas mulheres, e preferissem as outras. eram premiados com um maior número de filhos. Pertencemos a essa maioria, somos os descendentes desses cruéis perscrutadores de rugas e manchinhas.

E é por essa razão que, cruelmente, menosprezamos as mulheres mais velhas; impossível para nós, humanos, nos sentirmos atraídos pelos sinais do envelhecimento feminino.