Os Preconceitos: a vergonha humana
Hoje este tema está deixando de ser um tabu para várias culturas e povos. Com o mundo globalizado as pessoas estão se tornando mais conscientes em questão do que é respeito com o próximo.
Xenofobia: É o preconceito contra o estrangeiro ou o que é de fora do seu país de origem. Com as crises que estamos vivendo atualmente, as pessoas colocam a culpa de desemprego no estrangeiro, na verdade a culpa não é dessas pessoas, é sim do sistema que faliu. Também existe muita xenofobia em regiões que vivem duas culturas diferentes, achando que sou mais digno de morar aqui do que o outro, isso não é verdade. Para evitar este tipo de coisa é muito importante fazer acordos entre estas etnias (ou grupos) para viverem em paz. Não incentive a violência contra próximo, muitas guerras começaram assim.
Racismo: Hoje o racismo diminuiu no Brasil, mas ainda não foi exilado do nosso país. As pessoas acham qualquer forma de se diferenciar, quando os negros vieram para o Brasil para serem explorados, as cicatrizes ficam até hoje, esta discriminação não morreu. Na época em que os japoneses vieram para o Brasil, os jornais e os governantes disseram que viriam “amarelos” para cá.
O corpo humano foi adaptado para viver nas região em que se estalaram. As pessoas com a pele mais branca são assim porque evitariam uma avitaminose por causa da vitamina D por falta de sol nos dias de inverno. As pessoas com a pele mais escura são assim porque assim ficariam mais protegidas contra os efeitos do sol. Com a globalização as pessoas se deslocam muito mais rápido de uma região para outra e mantém genes parecidos com seus antecedentes. Nossos genes são 99,9% iguais, ou seja temos apenas 0,01% de genes que ão únicos! Será mesmo que você é tão diferente assim?
Homofobia: Exista muitas pessoas que são homofóbicas, falam que o homossexualismo é a desgraça contra a vida humana. Em muitos países o homossexualismo é proibido e tem até pena de morte. A pior pessoa é que incita violência contra outro humano e dizem que é “necessário”.
Bullying: A crueldade, este sangue ruim começa desde a escola onde várias indivíduos começam a ter sede de vingança e problemas psicológicos. Zoam, agridem, riem, perturbam e falam da(s) pessoa(s) por qualquer motivo (e até inventam) para sentir o prazer de se sentir diferente e criar um falso “motivo” para provar que são melhores. Eu passei por momentos assim, a lei do universo não falha, o que fizeram contigo vão receber de volta, se for digno e não fizer mal aos outros sua vitória vai chegar, mesmo que demore. Isso se aprende com experiência de vida, muitas pessoas que fizeram mal a mim e a outros colegas estão recebendo o que elas fizeram, enquanto a minha qualidade de vida como ser humano e meus conhecimentos estão a aumentar.
Existe muitos outros tipos de preconceitos, que são chaves para conflitos, um mal que corrói uma sociedade por dentro. Você não é obrigado a gostar do outro, ninguém pode te obrigar a isto, só que o respeito é muito importante. Eu não invado o espaços, para ninguém invadir o meu. Isso não é algo que estar distante de nós, está dentro de nós. A sua boca pode ser o pior instrumento para atos preconceituosos. Isso pode evitar muitos problemas, não fale mal do outro, se for fazer isso fique calado. É melhor o silêncio do que esta corrente negativa do falar mal.
Cuide-se e saiba que eu gosto de você do jeito que você é, o mais importante não é o que tem por fora e sim o caráter que só podemos construir no nosso interior.