Pessach ou Páscoa
Pessach ou Páscoa
Estamos no final da Quaresma! Os Judeus a comemoram, relembrando a sua passagem pelo deserto, durante quarenta anos, a caminho da Terra Prometida, donde corre o leite e o mel. Isto tudo graças a Moisés, que foi ao Egito em busca do seu povo escravizado pelo Faraó.
Moisés, no seu nascimento, foi perseguido pelo decreto de morte (por asfixia) para todo macho gentil nascido a partir daquela ordem Faraônica. Foi preciso que um Anjo pintasse com sangue de cordeiro os umbrais das casas onde habitasse um Judeu. Daí o costume Judaico nos dias de hoje da colocação de uma Mesusa (Mezuzá) no umbral das portas de suas casas.
Os Cristãos comemoram a passagem da morte para a Vida Eterna, através da morte e Ressurreição de Cristo. Em suas casas o sinal deste credo é através de um Crucifixo. Jesus teve, também, no seu nascimento a perseguirão de morte por Erodes, tendo a Sagrada Família que fugir para o Egito.
Em ambas as histórias houve um recenseamento, donde se apurava a população Judaica, sendo no primeiro caso uma ameaça à soberania do Rei com a quantidade de nascimento de homens que num futuro muito próximo colocaria em risco o poder do reino. E, de outro lado, a procura daquele que viria há ser o Rei dos Judeus.
A “passagem” nos alerta para a nossa efêmera vida terrestre e profícua vida Eterna.
Assim concluímos que na terra tudo é passageiro, menos o cobrador e o motorista.
Salve Páscoa de 2013!
Chico Luz