O jeito de contar a história
A história sempre traz consigo alguns vícios, seja de cultura, de tradição (ou tradução) ou mesmo de ideologia. Muito já se falou sobre as feridas da ditadura brasileira que nunca cicatrizaram. Na Argentina e no Chile, os processos de punição dos torturadores estão em marcha. Aqui, ao que parece, está tudo na mesma, parado, no usual berço esplêndido...
O tema sociológico do envolvimento da história com o político é sempre atual. A história, como Mucker, Farrapos, Contestado, Sabinada, 1930 e tantas outras, vive em um limbo histórico, a espera, para a dissecação total, de algum historiador, místico, filósofo, cineasta ou sociólogo que ajude a desnudar uma parte, pequena que seja, de seu mistério. Os especialistas em História limitam-se a repetir os textos dos livros, sem questionar a verdade. As crianças continuam enlevadas por fábulas, distantes da realidade. O filme sobre Canudos dá uma certa coloração folhetinesca a um drama que ainda está longe de ter autopsiadas suas entranhas.
As obras que existem, especialmente “Os sertões”, revelam a faceta “oficial” da narrativa, uma vez, junto com as tropas ia sempre um cronista para contar a vitória das forças do bem sobre o mal. E Canudos não fugiu desse estigma. A figura carismática do “Conselheiro”, de inegável riqueza antropológica e psicossocial, ainda pouco estudada, está a espera, como uma veia aberta em nossa história, a espera de uma releitura despida de ideologias. A história oficial, via-de-regra é mentirosa e favorece os status quo da situação.
A crônica política da grande mídia, até hoje, tem medo dos líderes populares (lembram como execraram Brizola?), e sempre procurou ver-lhes, mais os defeitos que as virtudes; mais a ameaça que o carisma. No Rio Grande, violência, de quatro anos para cá, aumentou. Antes era culpa do Olívio e do Bisol (governo popular); agora é “estrutural” (o governo é elite). Somente o tempo é capaz de estabelecer um resgate de memória, mesmo assim, sujeito a pressões, desmentidos e campanhas.
A figura de Antônio Conselheiro chegou a nós como a de um bandido, alguém que insuflava o povo inculto contra os poderes constituídos, inimigo da República, etc. A estrutura agrária do nordeste (e é assim até hoje) era dominada pelas grandes fazendas improdutivas (que hoje deram lugar às usinas de alcool). A falta de apoio do governo, a cobrança de impostos, as benesses concedidas aos “coronéis” e o regime de semi-escravidão, submetiam o povo à miséria e à fome, obrigando-os a migrar.
Infelizmente, e a visão sociopolítica da República no-lo revela, o “coronelismo” é o mesmo, até hoje. Conselheiro, como tantos idealistas que tombaram, apenas pregava a igualdade a liberdade e a justiça. As feridas estão abertas porque a história nos revela uma tendência endêmica de mantê-las assim, a despeito da dor, da indignação e dos efeitos que daí dimanam.