A EDUCAÇÃO E O TELEJORNAL

Francisco de Paula Melo Aguiar

Seguem as principais questões que devem ser levadas em consideração para análise do telejornal segundo Moran (1995):

- Que notícias chamaram mais a sua atenção (notícias que sensibilizaram mais, que marcaram mais). Por que.

- Que notícias são mais importantes para cada um ou para o grupo. Por que.

- O que considerou positivo nesta edição do telejornal (técnicas, tratamento de algumas matérias, interpretação...)

- De que discorda neste telejornal (de algumas notícias em particular ou em geral).

Moran(1995) sugere as questões abaixo relacionadas para análise do jornal impresso:

- Notícias mais importantes para o jornal (quais são as mais importantes da primeira página). Que enfoque é dado.

- Que notícias coincidem com o telejornal (a coincidência é total ou há diferenças de interpretação?)

- Que notícias são diferentes do telejornal (notícias que o telejornal anterior não divulgou).

- Qual é a opinião do jornal nesse dia (análise dos editoriais, das matérias, que normalmente estão na segunda ou terceira página e não estão assinadas).

O professor pode reconstruir a seqüência das notícias por escrito na frente do plenário e pede ao cronometrista que anote a duração de cada matéria.

Cada grupo coloca no plenário as respostas à primeira questão. O professor procura reconstruir com todos os alunos as notícias mais importantes para a emissora e para o jornal impresso. Vê as coincidências e as discrepâncias. Convém analisar a notícia mais importante com calma, exibindo-a de novo, observando a estrutura, as técnicas utilizadas, as palavras-chave, a interpretação. E assim vão respondendo às outras três questões, sempre confrontando a informação da televisão com a do jornal impresso, observando as omissões mais importantes.

Com esta análise não se chega a uma visão de conjunto, mas se percebe a parcialidade na seleção das notícias, na ênfase dada, na relativização da informação, na espetacularização da televisão como uma das armas importantes para atrair o telespectador.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 22/03/2013
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