COMO COMPLETAR E MODIFICAR O VÍDEO?

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

A técnica de completar o vídeo recomendada por Moran (1995), é que se exibe um vídeo até um determinado ponto. Em seguida os alunos desenvolvem, em grupos, um final próprio e justificam o porquê da escolha daquele final. Em seguida o professor exibe o final do vídeo. E por último, comparam-se os finais propostos e o professor manifesta também a sua opinião.

A técnica de modificar o vídeo é repassada por Moran (1995), onde os alunos procuram vídeos e outros materiais audiovisuais sobre um determinado assunto. Em seguida modificam, adaptam, editam, narram, sonorizam diferentemente. E finalmente, criam segundo sua visão de mundo um novo material adaptado a sua realidade, a sua sensibilidade.

Moran(1995), manda contar em vídeo um determinado assunto:

- Pesquisa em jornais, revistas, entrevistas com pessoas.

- Elaboração do roteiro, gravação, edição, sonorização.

- Exibição em classe e/ou em circuito interno.

- Comentários positivos e negativos.

A diferença entre a intenção e o resultado obtido.

A dinâmica do vídeo espelho, enfatizada por Moran (1995), menciona que a câmera registra pessoas ou grupos e depois se observa o resultado com comentários de cada um sobre seu desempenho e sobre o dos outros. E finalmente, o professor olha seu desempenho, comenta e ouve os comentários dos outros.

Ainda enfatizando o pensamento de Moran (1995), mencionamos outras dinâmicas que podem ser usadas em sala de aula:

- Dramatizar situações importantes do vídeo assistido e discuti-las comparativamente. Usar a representação, o teatro como meio de expressão do que o vídeo mostrou, adaptando-o à realidade dos alunos.

Um exemplo:

- Alguns alunos escolhem personagens de um vídeo e os representam adaptando-os a sua realidade. Depois comparam-se os personagens do vídeo e os da representação, a história do vídeo com a adaptada pelos alunos.

- Adaptar o vídeo ao grupo: Contar oralmente, por escrito ou audiovisualmente, situações nossas próximas às mostradas no vídeo.

- Desenhar uma tela de televisão e colocar o que mais impressionou os alunos. O professor exibe num mural os desenhos e todos comentarão as coincidências principais e o seu significado.

- Comparar - principalmente em aulas de literatura portuguesa ou estrangeira - um vídeo baseado em uma obra literária com o texto original. Destacar os pontos fortes e fracos do livro e da adaptação audiovisual.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 21/03/2013
Reeditado em 21/03/2013
Código do texto: T4200083
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