COMO ANALISAR O VÍDEO?
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
O teórico Moran (1995), enfatiza que o docente exibe as cenas mais importantes e as comenta junto com os alunos, a partir do que estes destacam ou perguntam. É uma conversa sobre o vídeo, com o professor como moderador. Alerta ainda que o docente não deve ser o primeiro a dar a sua opinião, principalmente em matérias controvertidas, nem monopolizar a discussão, mas tampouco deve ficar encima do muro. E até porque deve posicionar-se, depois dos alunos, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser (modelo ideal) e o que costuma ser (modelo real). Evitando assim conflitos indesejáveis com os alunos.
O professor, enquanto docente deve fazer, depois da exibição do vídeo as seguintes perguntas: quais os aspectos positivos do vídeo?; quais as idéias principais que passa o vídeo? O que vocês mudariam neste vídeo?
Moran (1995), recomenda ainda que se houver tempo, essas perguntas serão respondidas primeiro em grupos menores e depois relatadas/escritas no plenário. O professor e os alunos destacam as coincidências e divergências. O professor faz a síntese final, devolvendo ao grupo as leituras predominantes (onde se expressam valores, que mostram como o grupo é).
O professor deverá escolher depois da exibição do vídeo, uma ou mais das cenas marcantes. Revê-las uma ou mais vezes. Perguntar, oralmente ou por escrito: O que chama mais a atenção (imagem/som/palavra)?; O que dizem as cenas (significados)?; quais as conseqüências, aplicações (para a nossa vida, para o grupo)?, segundo recomendações contidas no pensamento de Moran (1995).
O professor, segundo Moran (1995), deverá antes da exibição, escolher algumas funções ou tarefas (desenvolvidas por vários alunos):
- o contador de cenas (descrição sumária, por um ou mais alunos);
- anotar as palavras-chave;
- anotar as imagens mais significativas;
- caracterização dos personagens;
- música e efeitos;
- mudanças acontecidas no vídeo (do começo até o final).
Depois da exibição, cada aluno fala e o resultado é colocado no quadro negro e/ou flanelógrafo. A partir do quadro, o professor completa com os alunos as informações, relaciona os dados, questiona as soluções apresentadas.
Moran (1995), enfatiza que para fazer a análise da linguagem do vídeo se deve responder as seguintes perguntas:
- Que história é contada (reconstrução da história)?
- Como é contada essa história:
• o que lhe chamou a atenção visualmente?
• o que destacaria nos diálogos e na música?
- Que idéias passam claramente o programa (o que diz claramente esta história)?
- O que contam e representam os personagens?
- Modelo de sociedade apresentado.
- Ideologia do programa.
- Mensagens não questionadas (pressupostos ou hipóteses aceitos de antemão, sem discussão).
- Valores afirmados e negados pelo programa (como são apresentados a justiça, o trabalho, o amor, o mundo)
- Como cada participante julga esses valores (concordâncias e discordâncias nos sistemas de valores envolvidos). A partir de onde cada um de nós julga a história.