Falsa liberdade da juventude
O que é realmente liberdade? Como não confundir liberdade com libertinagem? As escolhas são difíceis e as pessoas passam em cima da responsabilidade e de certas regras para buscar os próprios desejos incessavelmente. Não podemos fazer tudo o que vier na cabeça, porque sempre tem alguém para julgar um nome sujo, não dizendo que a opinião das pessoas é importante, mas no sentido da integridade pessoal.
Os pais nos dão ordens algumas visando o futuro, algumas desnecessárias mesmo (é a verdade, adultos não gostam de admitir que estão errados), por fim nos resta obedecer. A nossa natureza humana é rebelde, então é importante exercitar o autocontrole. Os adolescentes mais obedientes tem um controle maior das coisas e pode abrir mais portas no futuro, muitos se sentem domados, mas as vezes é necessário fazer sacrifícios para um bem maior.
Então é possível ser liberto? Digo que sim, busque sua forma de diversão dentro dos padrões de vida que você pode usufruir, não force ou tente mostrar algo a alguém que não seja genuíno. Ser apenas mais um seguidor faz muita dependência no ser humano que fica desolado quando o que é seguido cai por terra.
Temos dois espelhos a nossa frente, um do nosso lado sem macula e um com todos os defeitos. Já usei muito o segundo espelho olhando atenciosamente todos os defeitos e me entristecimento. O primeiro espelho pode ser mais abundante que o segundo, mas ficamos cegados pelas tristezas que produzimos pela baixa autoestima e tentamos achar um caminho na direção errada e falsas soluções.
Depois de um tempo as coisas podem se tornar tarde demais pela imprudência, não devemos ser imprudentes. Nesta etapa da vida todos tem consciência, mas não sabe as consequências, pois ainda não tem maturidade de ter uma vida independente.
Parece que as coisas estão tão perto e tão longe ao mesmo tempo. Acabou o tempo de ser adornado, mas ainda não é um tempo de ser livre.
Muitos grupos somem depois de uma geração, depois dos integrantes verem a realidade e as pressões que eles não esperavam quando se tornaram adultos e trabalhadores.
O respeito é importantíssimo, uma coisa que ouvi e concordei. Quem não entrega um trabalho de escola a tempo, quem garante que vai ser um bom profissional? Alguém que não respeita o seu responsável como vai respeitar os outros na rua? Das pequenas coisas que surgem as grandes.
Tudo tem o seu tempo. Para que vai ficar se enchendo com valores que não edifica nada o seu desenvolvimento? Isso é falsa liberdade, ou melhor uma liberdade pirata que nunca dura por ser de má qualidade.
A verdadeira liberdade da juventude é seguir os passos corretos e construir um bom caráter. Deixar cicatrizes na história pode mudar todo um destino. Não um destino individual, mas uma mudança como uma grande pedra num lugar muito alto caindo na água. A pedra são as ações, a água todas as pessoas que estão ao seu redor.
Juventude é época de escolhas, como tem quantidade razoável de tempo, sê sábio e saiba aproveitar o tempo. Quando cresce tudo se esvai da mão como areia. Os “amigos” vão, a comodidade vai e a zona de segurança também.
Nesta fase da vida que se molda o vidro. Em que tudo tenha consciência do fazer acontecer. Então viva sempre pensando que a falsa liberdade, a pirata não pode te encontrar.
Aqui na cidade tenho um programa de jovens para a preparação ao mercado de trabalho. As instrutoras estavam conversando conosco. Estávamos fazendo um exercício sobre o que tem em cada região do Brasil e achamos fabricação de bebidas alcóolicas. As instrutoras comentaram algo a respeito. Todos (todos!) os jovens que estavam naquela sala falaram que já tinha bebido, menos eu. Fiquei um pouco assustado, mas será que essas pessoas encontram a verdadeira liberdade?
Conheço casos de pessoas que começaram a beber muito cedo e hoje são DEPENDENTES da química, tentam se libertar não conseguem pela libertinagem do começo que escravizou-os.
Cada um tem um caminho a seguir. Pense, reflita e depois aja, não aja reflita e pense. Pense nisso.