USO PRÁTICO DO VÍDEO

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

As turmas de quinta, sexta e sétima séries do Ensino Fundamental do COFRAG, com trinta e cinco alunos, em média cada uma, do turno da tarde. O COFRAG possui o cinco kits de equipamentos do programa TV-Escola, que são usados diariamente em sala de aulas

nas diversas disciplinas. Existem mais de 100 (cem) fitas de vídeo e mais de 50 (cinquenta) discos de dvds que compõe a videoteca da escola, envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar.

Foram entrevistados, no COFRAG, os docentes de Matemática, Ciências, História, Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Arte, Inglês e a Diretora-Adjunta, que também é professora de Geografia. A disciplina de Geografia é uma das que mais utiliza o vídeo, pelo menos uma vez por semana, a professora traz algum filme e/ou documentário para ser exibido para os alunos de acordo com o tema que está sendo trabalhado. Posteriormente é proposta aos alunos interpretação e a produção de texto sobre o tema apresentado pelo vídeo. A professora de História é um entusiasta dos meios audiovisuais, ele procura durante cada unidade de conhecimento escolar trazer algum vídeo ilustrativo. O professor de Inglês traz filmes gravados em vídeo que passa para os alunos para ilustrar os temas estão estudando. O professor de Matemática trabalha temas diversos transversais aos seus conhecimentos escolares, com vídeos sobre os mais diversos assuntos, e utiliza outros recursos audiovisuais em aula. O professor de Ensino Religioso sempre usa os filmes da Edição Paulinas contendo assuntos ligados aos temas estudados voltados para o combate as drogas e a prostituição na visão da teologia da libertação. O colégio incentiva que os professores utilizem o vídeo em sala de aula de acordo com os temas abordados em cada disciplina, envolvendo a interdisciplinaridade. O professor de Arte sempre usa filmes contando a história da arte para seus alunos, envolvendo grandes artistas da pintura e da música. A direção incentiva o uso permanente do vídeo em sala de aula. Tem uma sala especialmente preparada para exibição de filmes via vídeo, mas que existem aparelhos de TVs e de Vídeos que são usados em cada sala de aula que assim desejar projetar algum filme. Vale salientar de que segundo a Diretora Adjunta o vídeo não é utilizado para matar tempo. O vídeo é uma complementação dos conhecimentos explanados em sala de aula pelo professor, pois não é um tapa-buracos na falta de professor, pois, no COFRAG a prática de aula livre não é usada.

Entrevistando os discentes, percebi que a maioria deles tem vídeo cassete e/ou DVD em suas casas e usam para fins de complementação de suas atividades pedagógicas e de lazer, talvez um pouco mais freqüente. Entre eles é mais comum a gravação da programação da TV/esportes para ver em horários alternativos.

No COFRAG não existe disputa dos horários da sala de vídeo, tendo em vista que existe um kit de vídeo para cada turma. Vale salientar de que o professor de Educação Física, também utiliza o vídeo para exibições de programas de saúde e amostras desportivas.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/03/2013
Código do texto: T4195435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.