Procesos de Anistia e sua morosidade FATAL !
A chamada Lei de Anistia teve incio no Governo do General Figueiredo, ainda dentro da Ditadura Militar, até porque o Figueiredo segundo os entendidos do assunto e intelectuais foi o mais brando dos ditadores e já havia um grande clamor do povo brasileiro nas ruas pelas Diretas Já e pela liberdades democraticas.
O Falecido Senador Ramez Tebet como Presidente do Senado foi um dos responsaveis pela Anista Politica de 2002. Porém, mesmo com todas estas leis e direitos a serem reparados, as perseguições seguem até os nossos dias.
Percebemos que existe uma espécie de triagem e discriminação de cidadãos que foram vitimas da ditadura e eram militares ou não eram tão famosos, pessoas cuja expulsão, perda de carreira, tortura, prisão e outras humilhações não alcançou a mídia internacional. Felizes os que alcançaram esses "privilégios" e foram anistiados ou sua familia foi anistiada pela perda irreparável.
Deixo bem claro que não sou contra as Anistias de FHC, José Serra. Brizola. Lula, Dilma Rousseff, Apolonio de Carvalho, Mariguella e outros torturados, exilados ou presos famosos, líderes ou politicos conhecidos ...O que me transtorna como cidadão é o preconceito e a morosidade dos processos de pessoas comuns...cidadãos que ousaram militar em partidos clandestinos, participar de mobilizações, tentar resistir ao Estado Opressor estabelecido através da força no Brasil.
Nesse sentido, tenho aproveitado o meu espaço literário para divulgar varios artigos, pensamentos, poemas e até outros tipos de textos sobre os processo de anistia politica no Brasil, existem vitimas no Brasil mortas e vivas desde a primeira ditadura, a ditadura de Vargas de 1937 a 1945, existem vitimas da ditadura de 1964 até hoje esperando resultado de seus requerimentos de Anistia, muitos esperam na fila a mais de trinta anos...
O que tenho solicitado a leitores e amigos é que nos ajudem na divulgação destas denuncias, até porque muitas realidades não chegam ao conhecimento de milhões de pessoas no Brasil e em todo mundo.
Conheço este drama, porque faço parte desta luta como um dos autores e requerentes de Anistia e sei o drama que é estar sendo tripudiado, discriminado e vendo seus procesos administrativos serem vilependiandos e até indeferidos, por pessoas que não tem idéia do que as vitimas de Perseguição, tortura e prisões sofreram...
Talvez este artigo possa estar respondendo a algumas indagações feitas e agradeço a solidariedade fraterna de todos aqueles que tem comentado e até mesmo tentado ajudar!!!
Que Deus ilumine a todos!
"...As vítimas da Ditadura que ainda continuam vivas lutam por um processo de Anistia e restaruração de Direitos com ansiedade, sonham ainda estar vivos e verem o deferimento de seus processos publicados no Diario Oficial do Brasil..."