VÍDEO: ARQUIVANDO IMAGENS, PRODUZINDO SIGNIFICADOS

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas introduz novas questões no processo educacional. (MORAN,1995)

Elaborar histórias para contá-las aos mais jovens e escrever para ler mais tarde são para Lévy (1997) tecnologias que servem à inteligência humana na tarefa de arquivamento de informações, em culturas orais. Nessa perspectiva, elaborar histórias e/ou escrever são duas tecnologias que se desenvolvem em bases materiais diferentes, mas utilizam a mesma linguagem: a oral no primeiro caso, na sua forma natural, e no segundo numa forma codificada visualmente. Ampliando o conceito, podemos enumerar artefatos desenvolvidos com base nessas tecnologias, como o rádio, o telefone, o vídeo, o gravador de som, entre outros, para a linguagem oral, e os cadernos, livros, jornais, entre outros, para a escrita.

Ao atuar sobre o mundo material e/ou sobre as linguagens, produzimos significados que compartilhamos com os demais membros da sociedade. Atuamos sobre as linguagens com nossos conhecimentos, crenças e valores como elementos de produção do sentido e tecnologias como suportes de arquivamento e/ou apresentação. Uma tecnologia, segundo Verón (1996, p. 15), é um efeito prático do conhecimento humano atuando sobre o mundo material, na tentativa de sanar um problema e/ou resolver um impasse: “O sentido produzido que tradicionalmente se chama “conhecimento científico” aparece, sob uma forma prática (“efeitos práticos”: tecnologias e operações sobre o real), e sob uma forma teórica (o discurso das ciências)” (VERÓN, 1996, p. 15). Em outras palavras, tecnologia é uma adaptação do mundo às necessidades dos humanos, feita a partir do conhecimento cientifico previamente elaborado. O ser humano busca adaptar o mundo às suas necessidades ao invés de adaptar-se ao mundo, as tecnologias são parte dessa adaptação.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/03/2013
Código do texto: T4187537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.