ARTIGO – Temos um Novo Papa!
 
 
ARTIGO – Temos um Novo Papa! – 14.03.2013
 


 
          Com uma votação praticamente em tempo recorde os Cardeais da Igreja Católica elegeram o maior representante do catolicismo no mundo, que é o Papa, o Sumo Pontífice, que deve exercer a liderança de todos os fiéis católicos desta terra. Trata-se de Jorge Mario Bergoglio, 76 anos. Quando a fumaça branca surgiu na chaminé anunciando a novidade à massa humana que se amontoava na Praça houve um misto de emoção e contentamento, porquanto esse foi e sempre será de fato um momento especial para quem teve a oportunidade de lá estar acompanhando essa votação. As imagens mostradas pela televisão também nos encheram de orgulho e satisfação pelo evento.

          O conclave, que reuniu 115 cardeais, veio buscar na América latina, mais precisamente na Argentina, um religioso de muita sabedoria, honestidade, destemido, porém acima de tudo de uma humildade, tal qual aquele santo que fora a inspiração de seu nome: São Francisco de Assis, que dava e recebia esmolas. Ganha, sem dúvida, o nosso continente, que afinal conseguiu ser lembrado como protagonista e não como figurante. Na brincadeira, mostrando-se acessivo, ele declarou que desta vez foram buscar um Papa no fim do mundo!

          Todavia, os do contra estão descobrindo falhas, erros ou omissões desse que fora eleito, tais como “cumplicidade com crimes da ditadura argentina”, e até já publicaram que o sacerdote só possui um pulmão. Durma-se com um barulho desses!

          Num primeiro momento, penso, a solução surpreendeu a todos, seja de qual for a religião. A suposta supremacia de outros colegas fora jogada ao abandono, inclusive a de brasileiros de alta competência; de europeus nem se fala. A meu pensar, salvo melhor posicionamento de gente mais abalizada, parte da nossa imprensa andou forçando a barra em favor dos nossos cardeais. Nós podemos ter esquecido, por exemplo, o escândalo a respeito do “Mensalão”, cujas penas bem modestas não foram e nem serão cumpridas pelos condenados, mas os de fora, ou seja, os civilizados estão de olhos abertos para esse que é um dos maiores problemas brasileiros: A impunidade.

           A pobreza dos protestos da nossa gente ante tal irresponsabilidade, pode até ter pesado negativamente na escolha de um Papa “verde-amarelo”. O povo argentino tem muito mais amor a sua pátria, pode acreditar.

 
          No Brasil já estão misturando as coisas, notadamente com o futebol, em face da grande rivalidade que existe entre os dois países, quer dentro do campo ou fora dele, pois cada um puxa a sardinha para o seu lado. Porém nada a ver minha gente...
 
          As questões em aberto no ambiente da igreja católica são de uma importância capital, assim como: Casamento entre pessoas do mesmo sexo, liberação das drogas, fome, miséria, guerras por qualquer besteira (ninguém mais sabe perdoar), armamento, pecados mortais cometidos por padres de diversas origens, rombo no Banco do Vaticano, que já se tornara praxe e outros problemas internos, como a escassez de religiosos para difundir e praticar os ensinamentos de Cristo.
 
          Difícil é a missão desse homem de Deus, mas certamente saberá conduzir os destinos que em suas mãos foram colocados pelos seus colegas. Que Jesus o ilumine e o proteja, esses são os meus votos, e que muito demore a chegada do Francisco II.
 


Fico por aqui, meu abraço.
Em revisão.
Crédito da foto: UOL

Ansilgus.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 14/03/2013
Reeditado em 17/03/2013
Código do texto: T4187427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.