Non Habemus Papam! Niger Fumus
Niger Fumus! Non Habemus Papam!
De olho na história, o conclave de hoje não houve quórum de 77 votos para eleger o novo Papa dos católicos romanos; portanto, FUMAÇA PRETA, ou Niger Fumus. O mundo inteiro, cristão ou não, está à espera do “Albus Fumus”, ou fumaça branca; e a tradicional frase: Habemus Papam!
Muitos países ensejam por um pontífice não italiano, sobretudo esperam que o brasileiro Odilo Pedro Scherer, gaúcho de Cerro Largo que está com 61 anos, sagre-se vencedor deste pleito secreto, mas o prélio vai ser dureza, pois os europeus devem tentar manter a tradição milenar!
Agora é esperar para amanhã; em especial que as tradições sejam menos bairristas; e que se consiga eleger alguém, pelo menos, carismático, para que o Vaticano não volte a viver esta convulsão quase epilética de crises ferozes.
Numa tradicional bolsa de apostas londrina, acostumada a movimentar milhões de Libras Esterlinas com este tipo de jogo, o favorito a Papa é Angelo Scola, da Itália; seguido de Odilo Scherer, do Brasil e Timothy Dolan, dos EUA. Pra mim, Scola é o favorito, por causa das tradições e número de votos da Europa; Odilo pela jovialidade; mas Tomothy Dolan é uma enciclopédia viva. Moderno, inteligente e relativamente jovem, com 63 anos.
Carlos Henrique Mascarenhas Pires é jurista, membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz; editor do Blog Crônicas do Imperador (irregular.com.br); e um estudioso das religiões há 20 anos.