"O GOSTO DA VIDA"
SÉRIE FIGURAS DA BAHIA
O GOSTO DA VIDA - de Marisa Hirata
A escritora Marisa Hirata presenteia-nos com o seu livro "O gosto da vida", e com maestria, descreve sua infância na fazenda "Santa Rosa", em Itambé - Bahia, posteriormente na fazenda Capão Verde, na fazenda Coité do "vô Crido", no Vale do Jequitinhonha (MG), mais tarde em Rio Novo - Bahia e no Amapá.
São reminiscências bordadas com a sensibilidade de quem teve uma infância feliz, guardadas na memória da primeira fase da vida, descrita com riqueza de detalhes e raro descortino.
Chama-nos a atenção, suas narrações, desde os detalhes descritivos da fazenda Santa Rosa até alguns fenômenos que tivemos a oportunidade de vivenciar em Poções, em nossa segunda infância.
Chegamos mesmo a relembrar o eclipse total do sol, dos detalhes comportamentais dos animais domésticos e do medo que nos invadiu naquela manhã. Lembramos que fomos instruídos por nossa mãe a olhar para o sol através vidros esfumaçados.
A garrafa de vaga-lumes também nos remete à infância feliz que vivemos, relembrando as caixas de fósforos onde os aprisionávamos...
Enfim, o livro é a própria memória que os jovens, nascidos de 30 anos para cá - quando a migração das famílias inchou as cidades, na busca de educação para os filhos, principalmente - não tiveram a ventura de vivenciar.
Por isso, esse tipo de literatura muito nos toca, apesar da nostalgia que nos impregna, a lembrança dos nossos entes queridos, dos recantos maravilhosos que nos deixaram tanta alegria, da saudade suave que nos transporta a inesquecíveis momentos de prazer.
Além do mais, louve-se o estilo da autora. Entre leve e rebuscado. Doce e terno. Aparentemente simples, mas embasado no conhecimento dos costumes rurais e urbanos deste nosso Brasil, com invulgar sobeja vocabular.
Parabéns à autora Marisa Hirata.