MODA PERIGOSA - NARGUILE

Infelizmente a moda pegou. Nas rodinhas de amigos ele virou uma peça quase essencial. O narguile está cada vez mais presente em festas, bares e em casas, onde as pessoas sentam-se reunidas e apreciam o tal aparato.

Trata-se de mais um problema, que se soma aos diversos que que já existem provocados por um leque de drogas perigosas. Usado como forma de diversão por muitos adultos, jovens e até mesmo crianças, o uso do narguile virou uma praga nacional e verdadeira preocupação para autoridades, segurança pública e pais que realmente se preocupam com a saúde dos seus filhos.

Como pronta reação á essa ''moda perigosa'', foram instituídas leis proibindo o seu uso entre menores de 18 anos, validas já em São Paulo.

Mesmo assim, quem garante que irão oberecer as regras dentro de casa?

Para os que desconhecem, narguile é um cachimbo de água aonde o tabaco, misturado com aromatizantes para tornar o uso mais agradável, é fumado por uma mangueira coletiva que passa de boca em boca na roda de usuários. Após uma infinidade de pesquisas comprovadas, passou a figurar como um grande vilão por ser ainda mais perigoso que o cigarro comum, provocando efeitos mais nocivos à saúde, pois sua potência , maléfica é de 450 vezes maior que o cigarro industrializado e cria dependência dos usuários, além de ser responsável por causar doenças como o enfisema, a bronquite e o câncer. As facilidades para aderir estão às mãos deles: via internet ( compram em sites especializados )o recipiente onde o tabaco é queimado e o cachimbo, bem como o produto de uso. Há inclusive lições instruindo para que eles aprendam a fumar. Por isso devemos distanciar-nos de usuários do tal narguile para não tornarmos-nos mais um. O aroma, ao entrar em nossas vias aéreas, nos traz uma ''sensação boa'', junto com a vontade de utiliza-lo.

Uma sociedade bem instruída é aquela que menos sofre com os problemas decorrentes de falta de informação.

www.tamirissindice.blogspot.com

Tamiris Sindice
Enviado por Tamiris Sindice em 10/03/2013
Reeditado em 13/03/2013
Código do texto: T4181411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.