A VIOLÊNCIA

Estamos vivendo no século 21, ano 07, do terceiro milênio do calendário da era cristã. Mais um dia , um dia igual a tantos outros, em que o sol nasce espalhando seus raios multicoloridos pelos vales, pelos montes, pelos lagos, planícies, pantanais e também pelos luxuosos edifícios da grande selva de pedra.

Já faz tanto tempo, tanto tempo que o sol nasce e se põe no horizonte deste imenso Brasil, levando para o amanhã a esperança e a incerteza de um povo que clama por mais justiça, de um povo que clama por mais trabalho, de um povo que clama por mais vagas nas faculdades públicas, de um povo que clama pelo direito de andar sem medo de receber uma bala perdida, sem medo de ser assaltado, sem medo de ser seqüestrado, em fim, de uma nação que vive um dia após o outro na esperança e na incerteza de ter uma vida digna, honrada e mais tranqüila.

O que está acontecendo de errado neste país...? Será que as nossas leis não estão atendendo todas as necessidades do cidadão brasileiro? Ou será que está faltando o cumprimento delas pelos nossos representantes legais? Ou será que está acontecendo as duas coisas...? Talvez esta última pergunta responde um pouco das incertezas do nosso povo que, dia após dia, clama por mais justiça e por um direito de viver melhor e mais tranqüilo.

Em vez dos nossos parlamentares aprovarem projeto para construção de Faculdades Públicas em todos os municípios para atender a todos os alunos concludentes do ensino médio; estão apenas tapando o sol com a peneira. Em vez de resolver o problema, estão apenas criando cotas de vagas nas Universidades Federais para negros e para alunos que concluíram o ensino fundamental nas escolas públicas.

Para um país que tem uma das maiores taxas tributárias do mundo, para um país que tem a segunda pior distribuição de renda do planeta, para um país que tem a maior população carcerária do mundo, e que a média de idade dos presos é de apenas 23 anos de idade, Isto é uma vergonha... Não que eu tenha algo contra o negro ou contra o aluno pobre. Pelo contrário: A medida é muito justa, porém paliativa.

Hoje mais de 50% dos alunos que concluem o ensino médio, deixam de estudar porque não podem pagar uma faculdade particular e não conseguem vagas nas Faculdades Públicas. Todos nós sabemos que a educação é fundamental para o progresso de uma nação, que a educação é o caminho mais curto e mais correto para diminuir a violência e o desemprego e que a educação é o pilar que sustenta o desenvolvimento dos países de primeiro mundo.

Além da grande falta de emprego, da grande falta de moradia, da péssima distribuição de renda, da devastação desordenada do meio ambiente, da poluição que adoece a população, da corrupção de menores, a violência também é um dos problemas que mais preocupa o povo brasileiro e Está tirando o sono e a tranqüilidade desta gente que tanto ama o Brasil.

O escritor Amaro Pedrosa relata em seu livro “tempos do fim” que somente no Brasil, no ano de 2001 foram assassinados 40000 seres humanos. Somente na cidade de Campinas foram 600 pessoas, inclusive o prefeito que, mesmo sendo autoridade máxima do município, não escapou da crueldade implacável daqueles bandidos e foi cruelmente assassinado. Mas a violência não parou aí. Assassinaram covardemente o prefeito de Santo André, assassinaram também empresários, juízes, delegados, políticos e, uma infinidade de policiais, pagam constantemente com a própria vida, por enfrentar bandidos que não temem o nosso código penal que é muito flexível e muito ultrapassado. A polícia prende; a justiça solta. Chega de ver tanto sangue de pessoas inocentes regando o solo brasileiro, chega de ver tanto empresário sendo seqüestrado, chega de ver tanta gente humilde e tanta gente importante serem assassinadas covardemente todos os dias.

Está na hora das autoridades competentes tomarem medidas drásticas para coibir a violência, antes que a próxima vítima seja eu ou seja você. É preciso rever o código penal que, é muito flexível e facilita muito a impunidade daqueles que cometem quaisquer tipos de delito.

O bandido, seja ele maior ou menor de idade, precizará de ter a certeza de que pagará pelo crime que irá cometer.

Por que o jovem menor de idade pode votar e eleger o seu presidente da republica e os demais representantes políticos e não podem ser julgados e condenados pelos seu atos criminosos...?A certeza da impunidade muitas vezes, faz com que os bandidos induzam os menores ao mundo do crime para descarregarem sobre eles a culpa dos delitos mais bárbaros. Talvez se o congresso assinasse uma lei que obrigasse a todos os bandidos que matassem alguém, a doar um de seus órgãos para salvar uma vida, e investisse mais no sistema penitenciário Construindo igrejas, escolas, industrias e obrigando o preso condenado rezar, estudar e trabalhar para pagar o seu sustento na cadeia, o bandido certamente pensaria duas vezes antes de matar alguém.

Enquanto um aposentado que passou toda sua vida trabalhando para a construção deste imenso país ganha 350,00 por mês, o governo gasta 700,00 mensal, para sustentar um bandido na penitenciária, sem fazem absolutamente nada, a não ser rebeliões para fugir da cadeia.

É necessário agilizar a justiça brasileira que é muito morosa para solucionar os processos que estão em andamento. Não é justo que o cidadão de bem pague tão caro para sustentar esses infratores da lei. Não é justo que os menores de idade possam votar em seu presidente da república e não possam ser julgados e condenados pelos crimes que cometem.

A humanidade não tem paz, está refém do medo. O homem que Deus criou para ser a sua imagem e semelhança está cada dia mais se distanciando do seu criador, está cada dia mais matando sem remorso de matar e está cada dia mais deixando de amar o próximo como a se mesmo.

Hélio Rodrigues Braz

Membro do Centro de Cultura Engenheiro Bernardo Saião

Membro fundador da A A L

Açailândia MA.

goiano
Enviado por goiano em 19/03/2007
Código do texto: T418130