NEM MINHA, NEM SUA!
Não é muito difícil, especialmente em um grupo de mulheres, ouvirmos a afirmação segura e enfática de que os homens são todos iguais. Arrisco até a dizer que esse é pensamento comum à grande massa feminina. Da parte dos meninos a reclamação também existe, observando que, enquanto as mulheres consideram os homens seres igualmente parecidos, estes acham o universo feminino complexo demais e as tomam por seres de difícil entendimento.
Até o presente momento nunca tinha pensado com curiosidade, sobre tal ponto. Creditava tais pensamentos ao senso comum, sem nenhuma preocupação com a veracidade ou não de tais assuntos, vistos por mim como futilidades, por muito tempo. Mas as concepção precisou ser repensada.
Depois de parar para refletir sobre a oscilação recorrente do meu humor nos últimos meses e atentar para a relação de tal estado com a proximidade do ciclo menstrual fui movida por uma “gula” enorme de informação, afim de descobrir uma razão para a irritabilidade e emotividade, aparentemente sem explicação, que me atordoavam nesses dias.
Para efeito de quebra de paradgmas próprios, descobri que é cientificamente comprovado os pensamentos masculinos e femininos sobre o sexo oposto. Mas por que homens são iguais e mulheres tão complexas? Há que se achar um culpado para tal discussão? Nesse caso, podem respirar aliviados homens e mulheres, a culpa vai para os hormônios.
Hormônios estes, que na mulher vem em dose dupla respondendo pelos nomes esdrúxulos de Estrógeno e progesterona que se alternam no decorrer de cada mês, obtendo, assim hormonios distintos, com concentração diferentes a cada dia, a mulher sente os efeitos e em algum momento não conseguirá manter-se imparcial a tais sensações. Visto por esse angulo, impossível seria que ela não sofresse oscilações de humor, o que as transformam em seres difíceis de entender, sob a ótica masculina simplista e prática.
Já no homem, a testosterona que tende sempre a cair, não influi, significativamente, em seu humor. Portanto, seu comportamento não sofre váriações fáceis de serem notadas. O que faz jus ao olho clinico da mulher que os classificam como seres, tantas vezes, previsíveis.
Do ponto de vista dos hormônios sexuais fundamentam-se as teorias defendidas por ambos os sexos e joga por terra o conceito por mim pre-concebido sobre TPM e seus efeitos influenciadores do humor feminino.
Fui meu próprio ponto de observação. E me sinto, hoje, um tanto mais leve por saber que não preciso creditar minha melancolia ou irritação a uma situação ou pessoa, acredito, agora, na veracidade da sensibilidade aflorada na mulher em tal período, e posso compreender o motivo pelo qual o comportamento masculino tende a ser quase sempre parecido. Confesso, porém, com vergonha até, que foi preciso sentir na pele para crer.