FISIONOMIA - LEITURA DE ROSTO 4

Atavismo no homem e sua fisionomia

A analogia homem-animal (atavismo), segundo filósofo Aristóteles:

Homem-águia

O homem-águia está presente na fisionomia de muitos generais romanos e gregos, e ainda numa infinidade de líderes. Hoje se coloca muitas fórmulas sobre como ser bom líder, se escreve livros e dá conferências sobre o tema, mas se esquece da natureza favorável em campo genético e inato, o que tratamos aqui. Então a pessoa com essa fisionomia pode ser mulher...) é valente, ambicioso, um líder nato, e qualquer preparação é apenas para despertar seus potenciais já natos. Desta feita, diplomatas e outros que dependem de liderança, mesmo um administrador, um treinador em qualquer esporte e assim por diante, fazem do seu potencial um resultado de sucesso. Podemos lembrar-nos da astrologia, onde existe o signo de escorpião-águia, e este reflete bem o uso dessa dinâmica quase bélica interior direcionada para a inteligência. Também a águia é símbolo de inteligência e está nas asas da esfinge, que sintetiza essas naturezas humanas. Vemos também pelo nariz aquilino uma forma de alguém que não se entregou as paixões, bem como alguém que tem domínio em muitas áreas da vida, haja vista ter antes já controlado os instintos. Também é uma aparência marciana, e daí de termos encontrado em militares essa fisionomia, e aqui mesmo transparece um arquétipo de deus Ares ou Marte. O egípcio deus Hórus também era representado por ave de rapina, o falcão.

O homem-leão

O homem-leão também é um tipo decidido, batalhador. Ele não desiste. Quase não se irrita, e quando o faz, explode. Não se trata de um intelectual, mas vence pela persistência. Vemos aqui uma diferença para o homem-água, em seu nariz, uma vez que aqui ele se entrega a dar vazão aos seus impulsos, e assim pode errar ao se entregar por demais a curtir a vida. Vemos em atores essa fisionomia, bem como em modelos e demais, onde certa beleza é exigida. Também pode ter alguma liderança, e a persistência vai levá-lo para o sucesso. Nota-se um equilíbrio em sua fisionomia, nem muito a dimensão melancólica da testa grande do saturnino, nem o queixo do homem-porco, que falaremos a seguir.

O homem-porco

Aqui é um homem que ama muito, mesmo que de forma mundana. Mas a realidade exige um amor físico, não apenas em sonhos. E também alguém que pode se apegar muito a bens materiais, como propriedades e objetos, objetos de desejo. Pode ser um pouco preguiçoso e não possuir bons hábitos. Não tende a ter às vezes sentimento de generosidade e ideais elevados. Um homem prático, que pode ser muito bom para a família, cuidando muito daqueles que ama. Tem um espírito coletivo muito acentuado, podendo trabalhar muito bem em grupo. Um homem do elemento terra, como já estudamos nos 7 planetas mágicos. Claro que devem ser analisados a grossura dos lábios e proporção com o resto do corpo. Não é tipo intelectual, e desenvolve por vezes outras qualidades, como força física em um atleta, ou voz em um locutor.

(Do livro Fisionomia Oculta, do autor, disponivel em www.clubedeautores.com.br)