A importância das palavras
Como a nossa linguagem corporal, as palavras é uma definição de um indivíduo. As palavras que ela usa, o uso da norma-padrão, termos característicos que ela usa, o tom de voz e a velocidade do que é dito.
Cada um tem uma personalizada própria na linguagem verbal, tanto falada como escrita. Temos que tomar cuidado com o que dissemos. Uma faísca pode queimar um bosque inteiro. Uma pessoa demora anos para construir uma reputação de respeito e uma frase pode destruir muitas coisas em questão de segundos.
Cada um tem a sua identidade e nem todos conseguem mudar seu jeito para conseguir um emprego ou se dar bem com certo grupo, o importante é não desperdiçar aquilo que se aprendeu e adicionar o muito que se pode ser aprendido sobre linguagem. É a sagacidade de ser um poliglota dentro da própria língua. Para o social é importante aprender ser flexivo, entonar a voz para o entendimento do receptor. Assim nos comunicamos com a grande massa da população. É importante a comunicação, isto é do ser humano, o que acontece hoje em dia que muitos se fecham no seu microcosmo e não estão abertos a se relacionar com pessoas diferentes.
Outro assunto importante é saber o que falar na hora certa. Muitas mortes e brigas são causadas do que provém da boca. Num momento de tensão, não fale por impulso, apenas pense e ache a melhor opção. É uma grande diferença não entrar na raiva do outro e sim fazer a grande diferença com nossas próprias atitudes.
Honre seu voto de fidelidade. Quando alguém contar algo para ti e for prometido segredo, assuma responsabilidade. Se não for para guardar o que é importante para o outro, enfim não prometa.
Há muitas rixas e discórdias por causa da fofoca. Raramente não se vê alguém envolvido neste tipo de coisa que nunca arrumou uma intriga. Passar informações sem confiabilidade, é destruição para a própria pessoa. Quem vai confiar plenamente em alguém de assunto incerto?
As palavras também pode ser um conjunto de textos, poemas, crônicas e muitas coisas. Uma coisa que se pode conferir. No Brasil de alguns anos atrás tinha muita música de amor, da imigração de um lugar para outro, rebeldia da vida e admiração da mulher bonita. A cultura mudou e hoje a maioria das músicas famosas tem ambiguidades ou totalmente explícito na questão sexual. As coisas são muito mais apelativas e forçadas, pois acredita que assim chama mais atenção do público por uma coisa que é do ser humano e se tornou um produto.
O que é ouvido e que faz parte da cultura de cada um é um reflexo dos valores que também se exprimem em palavras.
Não existe uma pessoa que fala errado, se alguém diz que fala melhor que o outro está mentindo. O que acontece realmente é que tem níveis de linguagem, e que existe a forma coloquial e a forma padrão. Não é errado falar de maneira coloquialmente, mas em certas ocasiões que temos que predominar a forma padrão, para isso temos que estudar para acrescentar nosso conhecimento a respeito da sociedade em que nós vivemos.
Cuida das palavras que provém de você mesmo e sempre busque mais.