LITERATURA E GASTRONOMIA - DA FEIJOADA DE VINICIUS A PEDRO NAVA
Livros podem significar mais do que uma viagem transcendental, em que vivenciamos experiências e sensações novas e, mesmo, inusitadas. O mundo da gastronomia, ainda que a obra não o aborde como pano de fundo, é por vezes referenciado, seja no como servir ou relativamente a pratos, sabores e combinações, conhecidos ou não, dando espaço à história - porque a comida que chega a nós percorreu um longo caminho no paladar da sociedade em que hoje é cultuada.
Existem exemplos magistrais. Separei, para a cultura gastronômica dos aficionados - e quem sabe, o preparar de tais delícias -, alguns exemplos, expostos como prova do sabor do prato velho e sempre novo.
Os dois primeiros ligam-se à feijoada. Das linhas aqui transcritas percebe-se que a feijoada alcançou um grau tão alto na arte, também culinária, que fez-se verso, com sabor, cheiro e cor, envolvidos em paixão.
É imperdoável falar-se em feijoada sem a remissão a Nava, suas referências, tanto históricas como gustativas.
A arte culinária tem segredos do aguçar ou enfraquecer o paladar. Estes pecados, enfatizados pelo escritor,...
hoje são esquecidos nos buffets que enriquecem os olhos para que pequemos ao não apreciar a volúpia dos pratos bem preparados.
Reverenciando Vinícius de Moraes ("Para viver um grande amor", Livraria José Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1984, pág. 97.), como não recordar a antológica Feijoada à Minha Moda? É de dar água na boca!
(leia o artigo completo em http://mg-perez.blogspot.com.br/2013/02/literatura-e-gastronomia-da-feijoada-de.html#more)
Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no meu perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567. Esteja à vontade para perguntar, comentar, questionar ou criticar. Acompanhe.Terei muito prazer em recebê-lo.
Seja um membro!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.