ORFÃOS DE CONCORRÊNCIA

Na semana passada, a Oi multada pela Anatel. O motivo. Descumprimento das metas de qualidade da telefonia celular. Eu não uso esse serviço da Oi. Uso a telefonia fixa e banda larga. E tenho também, algumas boas histórias para contar sobre a qualidade dos serviços prestados.

Uma delas foi à mudança de velocidade da minha banda larga de dois para cinco megabytes. A primeira pergunta que o atendente fez foi engraçado. Ele perguntou se em minha cidade havia concorrência. No fim, consegui fazer a alteração pagando trinta reais a mais do que seria nas grandes cidades de Santa Catarina.

Há menos de dois meses, uma atendente da Oi me ligou. Estava me oferecendo TV por assinatura. Eu disse que já tinha o serviço de outra empresa. E fiz uma contraproposta. Que tal no lugar da TV, dez megabytes de velocidade? No fim, acertamos os dez megabytes, e eu instalaria a TV por assinatura na casa de uma amiga.

Quarenta e oito horas depois, a minha velocidade não mudou. Cinco dias depois, a TV por assinatura também não foi instalada. Então um técnico da Oi me ligou. Não ri por educação. Ele disse que em testes realizados na central, com dez megabytes minha internet ficaria caindo. Uau! Pasmem, eu moro a quinhentos metros da central da Oi.

Não sendo na hora de pagar a conta, clientes de empresas de telefonias são como gado indo para o abate. E muitos realmente são. A visão dessas empresas é essa. Se os clientes conseguirem abrir seu e-mail, e navegar pelas redes sociais, estará contente.

E eu não sou esse tipo de cliente. Minha internet tem de estar além de e-mail e redes sociais. Faço dela meu radio, televisão e cinema. E com menos de cinco megabytes ninguém conseguirá assistir um filme, no Telecine online ou Netflix. Nem assistir a programação da rede Globo.

Depois de muitas tentativas e telefonemas cancelamos a alteração. Ainda fico me perguntando por que o técnico não veio medir a velocidade na minha casa. Seria o mesmo que algum tempo atrás, na troca de um modem, me deixou sem internet um final de semana inteiro. Disse que me ligaria na segunda-feira. Estou esperando até hoje.

Multar não resolve. Precisamos de concorrência. Ter opções para mudar. Conheço pessoas no Paraná navegando com velocidade três vezes maior que a minha, pagando metade do preço que eu pago.

No meio de todas essas lambanças, é preciso falar de Gislaine. Com tudo dando errado, Gislaine foi uma atendente preocupada em resolver da melhor forma possível o que ela tinha oferecido. Com pessoas como Gislaine, fica a esperança de que nem tudo está perdido.