A FAÇANHA DA LINGUAGEM HUMANA
A FAÇANHA DA LINGUAGEM HUMANA
O ser humano é, dentre todos os seres vivos, o animal que mais atua e impõe-se na natureza e sobre os demais seres. Isso se deve em muito ao seu desenvolvimento intelectual, a organização social e seus meios de interação comunicacional.
Muito se fala da façanha do homem ao dominar o fogo, ao fundir o ferro, ao inventar a roda, etc. Mas, talvez seja esta, o fato de comunicar-se através de uma linguagem eficiente e interativa, a maior façanha da humanidade ao longo de toda a sua história. Embora admita-se que haja comunicação entre membros das outras espécies animais, estas por sua vez não são tão sofisticadas e carregadas de simbologismo como assim é a linguagem humana.
A linguagem humana (aqui empregado como sinônimo de língua) tem características particulares e peculiares que a torna; eficiente, interativa (participativa/dialogável), usual, arbitrária, articulável, criativa e sistemática/estruturável, dentre outras características.
Sabemos sê-la eficiente, não é a toa que a comunicação humana seja tão avançada e utilizada em todas as circunstâncias. É interativa, na utilização da comunicação humana podemos interagir uns com os outros, expor ideias, pensamentos, persuadir sobre um ponto de vista, concordar ou discordar de uma exposição, trocar informações, repassar conceitos, entendimentos, etc. É usual, nas mais variadas circunstâncias dependemos da comunicação para atender as nossas necessidades do dia a dia e é indispensável para o desenvolvimento humano e social, sem a qual não seríamos o que somos hoje. É arbitrária, na medida em que impomos significância às coisas por meio de nomes que não sabemos por que assim são, e porque devem assim ser. É articulável, uma vez que com poucos sons podemos formar milhões de palavras com a junção de sons (fonemas) e partículas morfológicas (morfemas). É passível de criatividade, com a possibilidade de formação de milhões de combinações e significações, a linguagem humana é passível da produção de novos enunciados nas mais variadas circunstâncias. É sistemática e estrutural uma vez que devemos seguir alguns conceitos e regras preestabelecidas e convencionadas, isso quer dizer que embora tenha a característica da criatividade, essa deve seguir padrões sistemáticos e estruturais, pois há um sistema de combinações que deve ser relacionado com o conjunto estrutural na formação desses novos enunciados e significações.
Enfim, é a linguagem fator que diferencia o ser humano dos demais seres e fator fundamental para seu predomínio na natureza. Sem dúvida o maior feito humano.