Tempo de aprender!!!
Será que existe um tempo certo para aprender? Ou será que a aprendizagem é algo inerente ao ser humano e ocorre durante toda a sua existência? Prefiro a segunda opção, pois acredito que a toda hora estamos aprendendo algo novo, basta ter sensibilidade de olhar ao seu redor e humildade para perceber o tamanho da nossa ignorância, pois quanto mais se aprende mais se percebe o quanto precisamos aprender. E o nosso aluno da Educação de Jovens e Adultos, aquele cujo direito à educação lhe foi negado, como será que pensa? Será que acredita apenas na possibilidade de aprender pelo menos o essencial para se tornar um alfabetizado: escrever o seu nome ou quer avançar mais?
Acredito quer ele quer ir mais além. Quer tornar-se um cidadão, um sujeito cumpridor dos seus deveres, mas que possa usufruir também dos seus direitos. Mas não sabe como isso pode acontecer. Faltam-lhes tantas competências que poderiam ter sido desenvolvidas no seu período regular de freqüentar a sala de aula. E a escola E.J.A. o que está fazendo com relação às expectativas desses alunos? Eis a nossa grande preocupação: se estamos atendendo às necessidades desta classe tão carente do saber: ser e fazer.
O que percebe-se é que esse aluno muitas vezes é marginalizado pela própria escola por apresentar, em alguns casos, um comportamento fora dos padrões exigidos pelas "leis" escolares. Isso reflexo de complexo de inferioridade, desajuste familiar... É que o aluno ideal para as escolas é aquele que freqüenta a sala de aula, faz tudo o que o professor "ensina" e jamais questiona alguma coisa.
Será que os alunos "rebeldes" que incomodam nossas aulas estão errados ou nós educadores não nos preparamos o suficiente para atender aos seus anseios? Porque querer aprender, eles querem, uma vez que mesmo cansados, após um dia exaustivo de trabalho, vêm à escola. Então porque muitos não aprendem e outros desistem de freqüentar a sala de aula ainda no primeiro bimestre?
De acordo com Rubem Alves (2000) "Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim, não morre jamais..." Será que estamos nos imortalizando em nossos alunos ou já morremos e nem percebemos?
Educar é acima de tudo fazer com que o outro veja o mundo com seus próprios olhos, que tenha vontade de aprender e sinta-se capaz de desenvolver suas capacidades. Pois todo ser humano é dotado de um potencial criativo incrível, apenas precisa aprender a acreditar nisso. É função da escola despertar essa capacidade no aluno de se perceber, de se descobrir como sujeito construtor do mundo. E só se desperta vontade de aprender em alguém quando se trata de conteúdos relacionados à sua vida, àquilo que é útil em seu dia-a-dia, que ajuda a melhorar a sua qualidade de vida. Portanto, os conteúdos a serem trabalhados pelos alunos do E.J.A. devem partir dos conhecimentos prévios que eles já possuem e a partir daí o professor pode introduzir assuntos relacionados ao tema que estiver sendo estudado, fazendo uma ponte interdisciplinar.
Quem sabe assim, nosso aluno do E.J.A. freqüente mais a sala de aula e nos surpreenda com suas atividades. Potencial eles têm, só precisam de pessoas capazes de explorá-los.