Santa Maria
Foram duzentos e trinta e cinco? Duzentos e trinta e cinco que se foram sufocados pela fumaça tóxica da irresponsabilidade, da impunidade, da propina e do descaso.
Uma multidão lotava um ginásio de esportes em Santa Maria RS. não levavam nos lábios um sorriso, nem vestiam a camisa do seu time de coração.
Alí, todos levavam no rosto as lágrimas a tristeza, o desolamento e a dor da perda de um familiar, amigo, colega e até mesmo de alguém desconhecido. O grito que soltavam, não era de comemoração, mas sim de agonia.
Todos vestidos de solidariedade independente de credo, levavam seu apoio às famílias que ali se encontravam velando os corpos de seus ente queridos.
A cidade com nome de santa, estava em luto. Suas ruas estavam desertas, em cada residência uma tarja preta para demonstrar o sentimento de seus habitantes.
Foram duzentos e trinta e cinco jovens. Eles queriam apenas comemorar. O quê? a vida a liberdade e a alegria de estarem preparando-se para serem úteis à Pátria contribuindo com os conhecimentos que adquiriam, para no futuro devolver-lhes à sociedade na forma de veterinários, nutricionistas, engenheiros, médicos e muitas outras especialidades que tanto fazem falta a população.
Mas o descaso de quem de direito, dos usurentos e inescrupulosos trataram de sugar d'eles, o conhecimento, o valor e a história ao ceifar violentamente suas vidas.
São duzentos e trinta e cinco famílias em pranto, dizimadas, espezinhadas, desoladas e sem rumo. São milhares de amigos que mesmo fragilizados procuram confortá-los. Também são milhões de brasileiros revoltados e envergonhados pelo abandono com que se trata o ser humano nesse País.
Foram meia dúzia de gananciosos que só pensaram em engordar suas contas bancárias e não dispensaram o menor respeito por aqueles que em nome da alegria e juventude caminharam para a morte. E que em pouco tempo devem estar livres para armarem novas arapucas para cometerem outras chacinas.
e agora? Será que surgirá alguém para levantar a bandeira da moralidade e da honradez? ou teremos apenas que darmos as mãos e pedir; Santa Maria, tenha piedade de nós!