Um novo tempo no conceito de família
A família ruma as mudanças deste tempo, em um ritmo acelerado caminhando para inovações em suas estruturas, diversificando seus valores e abrindo espaços para uma harmonia livre para receber um novo tempo e se remodelar nesta fase de transição.
O homem é um ser adaptável e quando seu meio ambiente apresenta modificações ele se adapta as novas condições, sobrevive ganhando novos mecanismos,para se sustentar nas intempéries que a vida lhe apresentar.
A família é sua primeira estrutura, continua ainda que passando por novas formas de apresentações, ainda assim, continua sendo o alicerce para a formação essencial do ser humano.
Se o mundo atual obteve modificações nas duas figuras centrais homem e mulher, em seus procedimentos na sociedade ou seja vencendo descriminações recebendo em troca a liberdade; agora os filhos da opressão ganham em suas mãos a incumbência de criar novas estruturas para remodelar novos conceitos da vida familiar deste novo tempo.
A atualidade então apresenta famílias fora dos padrões estabelecidos em outras épocas.
A mulher esta mais livre pode optar por sentimentos livres, a figura do homem fica na busca lutando com esta nova mulher independente que deseja seu espaço real para criar uma família preparada para o novo mundo.Nesta luta vemos famílias com composições de uma mulher sustentando sozinha a sua prole.
Vemos a evidência do egocentricismo, o individualismo em ambos os sexos lutando para se reformular nesta nova sociedade.
Hoje a família não esta mais situada apenas nos códigos canônicos e civis, mas também na união estável de um homem e uma mulher, ou em uma casa dirigida apenas por um homem ou uma mulher.
Na sociedade atual “filho ilegítimo” é algo tão antigo que não tem mais lugar para tal idéia.
O tempo mudou e homem se adaptou e caminha para buscar novas estruturas que lhes dê uma vida mais abrangente neste universo.