MORREU VEREMUNDO

Aos 94 anos de idade, faleceu em Salgueiro, sertão pernambucano, o penúltimo dos coronéis brasileiros, Veremundo Soares. O último, que sobrevive ainda, é Chico Heráclio do Rêgo, residente em Limoeiro, figura legendária de quem se fala muito e se ouve bastante também. Até já levaram para a televisão um quadro satírico onde o famoso personagem aparece todo de branco (ele se veste assim), envolvido em complicações da sua mulher.

Veremundo Soares, ao contrário da fama geralmente propalada dos outros coronéis, como se brigões fossem, impiedosos, homens que governavam suas propriedades com mão de ferro, era todo bondade, dinamismo e justiça.

Homem de visão, levou para sua terra, encravada no agreste pernambucano, toda manifestação do progresso de que tinha notícia. Em seu tempo a viagem de Salgueiro ao Recife se fazia em lombo de burro, com mais de três dias de sofrimento. Pois foi ele pioneiro, levando para o sertão a primeira geladeira, o primeiro rádio, o primeiro gramofone, o primeiro automóvel. Batalhou pela valorização do homem da sua terra e por melhores condições de vida.

Introduziu o processo de irrigação nas suas terras, cavou poços, construiu açudes, eletrificou propriedades rurais, cultivou plantações dentro dos processos da técnica moderna.

E foi macho também:- Lampião pretendia invadir Salgueiro, a exemplo do que fizera com outras cidades sertanejas que ensaiaram resistência aos seus cangaceiros. Pois Veremundo Soares, o bravo, resistiu. Não pela força, mas pela diplomacia, pela habilidade e astúcia de velha raposa. Chegou a trocar cartas com Lampião, que embatucado pela fidalguia e pelo tato do homem, aliados ao seu desassombro pessoal, desistiu do seu intento e riscou Salgueiro da sua lista fatídica.

Veremundo só faltou fazer casamentos, batizados e dar extrema-unção a moribundo. Nas campanhas eleitorais homens famosos foram a Salgueiro, na busca dos votos locais e na benquerença do Coronel Veremundo. Agamenon Magalhães e Juscelino Kubitscheck foram dois deles. À pergunta de Juscelino, se votaria nele, o Coronel respondeu:-

“- Se o PSD o escolher como candidato, pode contar com meu voto.”

Pois foi esse homem, esse pioneiro, esse líder, que morreu agora aos 94 anos, deixando atrás de si uma cidade inteira, sua obra, sua vida e a dor duma grande saudade, saudade daqueles que o conheceram de perto.

Foi assim Veremundo Soares, o penúltimo dos Coronéis do nordeste! ...

-o-o-o-o-o-

Recife, junho/1973

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 16/01/2013
Código do texto: T4088153
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.