MISSIONARIO DA PAZ

O MISSIONARIO DA PAZ

Desde os primórdios da nossa civilização, os humanos já se tratavam pela saudação hebraica de “Shalom”, cuja tradução contextual expressa a idéia de que “A Paz esteja convosco”.

Esta manifestação demonstra a carência de paz interior nas pessoas. Elas não podem se relacionar, estando inquietas, atormentadas, possuídas de domi-nações inconscientes. Daí a recomendação de se procurar a paz; de alcançá-la, de desejá-la, de cultivá-la.

Quem esta em paz, está física e espiritualmente, em sintonia com os outros seres humanos, que comungam da universalidade, harmônica, do Criador, como criaturas. Somos criação do Criador na medida em que revelamos este Criador.

Esta atitude com o próximo revela a comunicação social, a harmonia existencial, que impede a intolerância o ódio, a inveja, e tantos outros motes que se traduzem em conflito, em disputa, em inimizade, que promovem a guerra e o domínio dos poderosos contra os humildes, que sacia os ricos de bens e despedem os pobres sem nada.

É preciso haver uma Missão, um Dever, uma Obrigação, uma disposição, para difundir a paz interior do individuo na coletividade. Quem fizer o que quer que lhe seja feito, estará desejando que o próximo lhe faça o mesmo do que faz. Eis aí um grande ensinamento bíblico de não se fazer ao próximo àquilo que não lhe desejam que o façam.

Luiz, autor do projeto “Marco da Paz”, tem difundido nos mais distantes rincões, este emblema representado por um Arco, símbolo da aliança feita com Íris, encimado com uma pomba, expressão da Paz, que segura um sino que toca nos corações daqueles que ouvem o pedido de paz.

Quando se alcança a paz interior, começa a contagiar no pró-ximo, formar, a consciência dos outros, torna-se fermento na massa, será o pão que vai ali-mentar o povo na esperança.

Eis a nossa missão de paz, que devemos assumi-la no dia-a-dia, através das nossas relações sociais e profissionais. Isto em hebraico se chama “Shalem”, quer nos dizer completo. Shalom Shalem é, portanto, Paz Completa.

São Paulo. 8 de Dezembro de 2011.

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 06/01/2013
Reeditado em 31/08/2013
Código do texto: T4071029
Classificação de conteúdo: seguro