DIA DA BANDEIRA

No dia 19 de Novembro comemoramos o Dia da Bandeira. Não é o dia de qualquer bandeira, mas sim da nossa Bandeira do Brasil, desenhado por Décio Vilares, por ocasião da mudança de regime Imperial pelo Republicano. Este fato não apaga o símbolo brasileiro imperial, que nossos Bandeirantes levavam por todos os rincões, e divisas de fronteira.

O símbolo pátrio já se fazia com o Verde e Amarelo, acrescido do Brasão Imperial. E na mudança política, trocou-se o Brasão pelo circulo Azul Estrelado, com a faixa branca escrita Ordem e Progresso. Ficou estampado o verde de nossas matas e o amarelo do nosso ouro, acrescida no azul de nosso céu com a posição estrelada da noite da proclamação da República. No branco da Ordem e Progresso, ficou a paz de um povo que conquistou a Republica sem guerra, sem revolução, sem conflito.

Nossas dimensões são de Norte ao Sul, o dobro das de Leste ao Oeste. Mas nossa Bandeira tem sua latitude maior que a longitude. A Linha do Equador que nos transpassa ao Norte passando pelos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, cortando a cidade de Macapá, representa o cabeçario, da Bandeira, porquanto Tropico de Capricórnio o pedestal dela.

Já as laterais da Bandeira consideramos como fusos traçando assim a nossa bandeira num retângulo do globo.

Nossa bandeira deve ser exposta no meio entre duas ou mais bandeiras, e a esquerda de quem olha de frente para ela quando ao lado de outra bandeira. Quando exposta à noite, deve haver um holofote que a ilumine. Assim, estaremos devotando o respeito para com o símbolo maior da nossa Pátria.

No dizer a letra de nosso hino por Olavo Bilac:

“Salve lindo pendão da esperança!

Salve símbolo augusto da paz!

Tua nobre presença à lembrança

A grandeza da Pátria nos traz”.

Assim cantamos a musica composta por Francisco Braga, todas as vezes que a desfraldamos, nas mais festivas datas ou nos mais tristes féretro, porque és o

“Querido símbolo da terra,

Da amada terra do Brasil!”

São Paulo, 19 de Novembro de 2.012.

José Francisco Ferraz Luz MI.´.

CIM n.º 186.479

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 16/12/2012
Reeditado em 31/08/2013
Código do texto: T4038311
Classificação de conteúdo: seguro